Aedes aegypti: entenda os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito
18-02-2025 10:53

Imagem: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Apesar de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, as arboviroses Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Amarela Urbana apresentam diferentes sintomas e impactos na saúde pública. Conhecer as características de cada doença é essencial para o diagnóstico precoce, tratamento adequado e a implementação de hábitos eficazes, a fim de reduzir a propagação do mosquito.
Dengue
O primeiro sintoma da doença é a febre alta (geralmente acima de 38º) e que dura de dois a sete dias. A pessoa infectada pode sentir também dor de cabeça, cansaço, dores atrás dos olhos e nas articulações, fraqueza e manchas vermelhas pelo corpo. Além de náusea e vômito, coceira e perda de peso.
Se a doença não for tratada, ela pode evoluir para a sua forma grave, causando dores abdominais, vômitos persistentes, sangramentos, dificuldade para respirar, sonolência, agitação ou confusão mental e sede.
Zika
Podendo ser assintomática, as manifestações mais comuns da doença são manchas e erupções vermelhas na pele, coceira, febre baixa ou ausente, conjuntivite sem secreção e dores na cabeça, articulações e músculos.
As grávidas infectadas podem transmitir o vírus para os seus filhos durante todo o período gestacional, podendo causar uma série de anomalias congênitas aos bebês, como a microcefalia.
Chikungunya
Os principais sintomas da doença são: febre alta, dores musculares e nas articulações, erupções vermelhas na pele, fadiga, calafrios, diarreia e/ou dor abdominal (mais presentes em crianças) e inchaço nas articulações.
Essa infecção se desenvolve em três fases: febril e aguda, que tem duração de cinco a 14 dias; pós-aguda, que pode durar até três meses; e crônica, que pode persistir por anos.
Se a doença evoluir para a sua forma grave, pode haver o comprometimento cardíaco, renal, respiratório e neurológico.
Febre Amarela Urbana
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a Febre Amarela Urbana é rara no Brasil. A forma mais comum da doença no país é a Febre Amarela Silvestre. Na transmissão silvestre, os mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados em áreas de mata, são os principais transmissores.
Os sintomas iniciais da doença incluem febre, calafrios, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, dores nas costas e no corpo, fadiga e fraqueza. Nos casos graves, o paciente pode desenvolver febre alta, manchas amareladas na pele e nos olhos e hemorragia.
Se não forem tratadas, todas essas doenças podem levar o paciente a óbito. Por isso, ao surgirem os primeiros sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para ter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.
Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais