A Prefeitura de São José dos Pinhais, com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a pedofilia na internet, apoia a campanha de prevenção ao tema. O município também sancionou a Lei nº 3.671, de 15 de outubro de 2020, de autoria do vereador Juliano Martins, a qual dispõe sobre uma semana específica para abordar a pauta que se faz tão necessária nos dias de hoje.
Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, os crimes virtuais podem ocasionar vários efeitos nocivos a uma família. Por este motivo, é necessário que estes estejam atentos ao que as crianças consomem na internet.
Devemos então:
Conversar sobre como é importante estabelecer limites para o tempo gasto nas redes;
Monitorar o uso das redes e certificar-se sobre o que eles estão acessando;
Ensinar melhores práticas de segurança online, não compartilhar informações pessoais e identificar possíveis ameaças de segurança;
Mostrar como é possível ter uma vida equilibrada sem passar muito tempo nas redes.
O uso excessivo da internet pode trazer consequências negativas para a saúde mental e física da criança e do adolescente. Entre 01 de janeiro e 31 de outubro de 2022, foram 96.423 denúncias de pornografia infantil recebida pela Safernet. Esse número se torna mais assustador quando pensamos que existem casos que não são denunciados.
Você pode fazer isso por meio dos seguintes canais:
Conselho tutelar – Centro: (41) 99112-2799
Conselho Tutelar – Afonso Pena: (41) 98701-3199
Direitos Humanos: 100
Guarda Municipal de São José dos Pinhais: 0800 153 0800
O abuso infantil é um crime que não deve ser tolerado. Denuncie.