Prefeitura alerta sobre tentativas de golpes contra MEIs
03-04-2025 17:49

A Prefeitura de São José dos Pinhais alerta a população sobre tentativas de golpes que estão sendo aplicadas contra microempreendedores individuais (MEIs). Diversos MEIs contataram a Sala do Empreendedor, da Secretaria de Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), relatando o recebimento de mensagens fraudulentas.

Um dos golpes mais comuns é o envio de boletos cobrando taxas de supostas associações, sindicatos ou serviços “obrigatórios”. Além disso, alguns golpistas entram em contato por mensagens ou e-mails afirmando irregularidades, tentando induzir os destinatários a clicarem em links maliciosos ou fornecer dados pessoais, como no exemplo da imagem.

Conheça os golpes mais comuns contra MEI’s:

Sites falsos para abertura de MEI: os golpistas criam páginas falsas, simulando a identidade visual dos portais oficiais do governo, e cobram pela formalização do MEI. O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) esclarece que esse processo é sempre gratuito e feito pelo portal Gov.br;

Golpe DAS-MEI: Nesse tipo de golpe, os estelionatários enviam guias falsas de pagamento. O DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) verdadeiro não chega pelos Correios, SMS, WhatsApp ou e-mail. O usuário precisa emitir sua guia mensal acessando o Portal do Empreendedor;

E-mails com solicitação de retificação: desconfie sempre de e-mails pedindo correções em suas declarações. O MEMP e a Receita Federal não contatam por e-mail sem sua autorização. Sempre verifique a origem das mensagens suspeitas.

Cobranças de filiação ou taxas associativas indevidas: o MEI não precisa ser filiado a entidades ou sindicatos para atuar na categoria. Golpistas enviam por e-mail cobranças de entidades, associações ou sindicatos.

Propostas de empréstimos: desconfie de ofertas de empréstimo por canais não oficiais. Golpistas usam WhatsApp, SMS e redes sociais para enganar. Prefira empresas consolidadas no mercado e desconfie de promessas muito vantajosas.

Boletos de cobranças indevidas: fique atento a boletos suspeitos enviados por e-mail ou correio. Podem parecer oficiais, mas são golpes para tirar seu dinheiro. Verifique sempre a origem da cobrança.

MEI: fique atento ao que você deve pagar

O único pagamento obrigatório do MEI é o DAS, que deve ser gerado exclusivamente pelo Portal do Empreendedor. Fora isso, qualquer outra cobrança deve ser analisada com muita cautela.

Desconfie de qualquer cobrança inesperada e se suspeitar de fraude, denuncie!

Em caso de dúvida, procure a Sala do Empreendedor, localizada na rua Norberto de Brito, n° 290, Centro de São José dos Pinhais ou entre em contato pelo telefone (41) 3385-8625.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais