“Agosto Lilás” conscientiza sobre o combate à violência contra mulheres
21-08-2023 11:39
Imagem: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
A violência contra mulheres no Brasil é um assunto preocupante. Para se ter uma ideia, dados divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos no primeiro semestre de 2022 mostram que foram realizadas mais de 31 mil denúncias de violência doméstica contra mulheres, abrangendo diferentes formas de abuso, como violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Ainda em 2022, o Ministério Público do Paraná registrou 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no estado. Ciente da importância do assunto e com objetivo de enfrentar essa alarmante realidade, a Prefeitura de São José dos Pinhais está participando da Campanha “Agosto Lilás”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população do município sobre a violência doméstica e familiar, além de oferecer apoio às vítimas e promover medidas para combater o problema.
Diversas secretarias municipais estão realizando ações e atividades em alusão a campanha. Durante todo o mês de agosto, estão sendo realizadas ações de prevenção e conscientização em diversas áreas, incluindo educação, saúde, segurança, habitação e emprego.
A iniciativa abrange desde programas de acolhimento e suporte para mulheres em situação de vulnerabilidade até atividades educativas nas escolas e a promoção do empreendedorismo feminino. Em São José dos Pinhais, o Agosto Lilás está sendo realizado de acordo com a Lei Municipal nº 4.080/2022, promulgada pela prefeita Nina Singer.
“Para combater esses dados, é importantes agirmos de forma abrangente, desde a base, promovendo discussões e debates para aumentar a conscientização sobre o tema”, ressalta Nina. “A luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres é uma responsabilidade coletiva. É fundamental apoiar e fortalecer as vítimas, permitindo que possam buscar independência e superar o ciclo de agressão”, acrescenta.
A vereadora Fátima de Paula é a autora da legislação que instituiu a Campanha Agosto Lilás no município por meio do Projeto Procuradoria Especial da Mulher.
“A ideia surgiu em resposta aos alarmantes índices de violência contra mulheres. Com ações preventivas, buscamos sensibilizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar, especialmente nas áreas com maior incidência desse tipo de crime”, justifica a vereadora.
A administração pública de São José dos Pinhais ressalta a importância da participação da sociedade no combate à violência contra mulheres e enfatiza que a Campanha “Agosto Lilás” representa um esforço conjunto para criar um ambiente mais seguro e igualitário em no município para garantir direitos fundamentais às mulheres.
Confira o que as secretarias municipais estão fazendo:
A Secretaria de Governo tem o papel de organizar e estruturar os eventos, contando com o apoio das coordenações regionais. Já a Secretaria de Comunicação é responsável por divulgar a campanha nas redes sociais e agendar pautas com redes de TV para aumentar a visibilidade das ações.
A Secretaria de Administração e Recursos Humanos promove palestras e conscientização dos servidores sobre o tema, enquanto a Secretaria de Segurança realiza blitz e trabalho ostensivo nos bairros para coibir a violência.
A Secretaria de Assistência Social desenvolve programas de acolhimento e outros serviços nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), visando apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade.
A Secretaria de Saúde direciona suas ações para programas de saúde da mulher, oferecendo apoio à maternidade e combatendo a violência obstétrica, entre outras iniciativas.
A educação é um pilar fundamental na conscientização, e a pasta responsável tem se empenhado em informar e conscientizar alunos nas escolas, desenvolvendo atividades lúdicas para as crianças.
A Secretaria de Habitação realiza cadastro habitacional específico para mulheres vítimas de violência, buscando oferecer alternativas de moradia segura.
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária promove mutirão de vagas de emprego voltadas às mulheres e oferece cursos profissionalizantes, visando a capacitação e autonomia financeira.
A Secretaria de Esporte e Lazer está oferecendo atividades de lazer durante o mês, culminando em um evento de encerramento no Parque da Fonte no dia 26 de agosto.
O empreendedorismo feminino também é incentivado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que oferece ações e suporte na Sala do Empreendedor.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza uma ação no Parque da Fonte, oferecendo um “Sacolão de Verduras” como forma de valorizar a agricultura local.
A Secretaria de Meio Ambiente contribui para a causa animal, promovendo a castração de pets durante o evento de encerramento no Parque da Fonte.
Confira a programação completa de ações nas redes sociais da Prefeitura.
O combate à violência contra mulheres é diário. Para realizar uma denúncia, entre em contato pelos telefones abaixo:
Patrulha Maria da Penha: 153;
Guarda Municipal de São José dos Pinhais: 0800 153 0800;
Central de Atendimento à Mulher: 180;
Plantão da Polícia Militar: 190;
Procuradoria Especial da Mulher: (41) 99615-8738;
Delegacia da Mulher: (41) 3753-2050;
Disque Direitos Humanos: 100;
Disque Denúncia: 181.
Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais