Economia

Expectativa de inflação volta a crescer, mostra Boletim Focus
11-06-2007 14:11

Brasília - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano deve ser de 3,59%, de acordo com a expectativa média de uma centena de analistas de mercado consultados pelo Banco Central (BC) na última sexta-feira (8). A pesquisa semanal, que dá origem ao Boletim Focus, divulgado às segundas-feiras, inverte, portanto, o processo gradativo de quedas constantes na projeção de inflação, que na semana anterior indicava IPCA anual de 3,50%.

A reversão da expectativa inflacionária decorre em parte do comportamento de preços no varejo registrado no mês passado e surpreendeu, inclusive, os analistas financeiros. Enquanto eles estimavam IPCA em torno de 0,20% em maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou alta de 0,28% na faixa de consumo das famílias com renda de até 30 salários mínimos por mês.

O Boletim Focus anunciado hoje (11) pelo BC mostra alta de 0,10% para 0,12% na projeção de inflação para o mês, em virtude, principalmente, da queda de preços dos alimentos, provocada pela entrada de nova safra agrícola no mercado. Os analistas acreditam, no entanto, que os preços voltarão à faixa de 0,20% no mês de julho, o que eleva também a projeção de inflação para os próximos 12 meses: de 3,40% para 3,43%.

Essa alteração no comportamento de preços no varejo, em nível nacional, acompanha tendência verificada no mercado paulista há três semanas. O Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), aumentou de 3,68% para 3,73% a projeção de inflação. A projeção se refere a preços apenas na capital paulista.

A única projeção de inflação em queda se refere aos preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação, água, saneamento, transporte público urbano e outros). A projeção de aumento acumulado desses preços era de 3,30% na pesquisa anterior e agora cai para 3,20%. A perspectiva para 2008 é de que esses preços aumentem para 3,80%, mais próximo, portanto, da expectativa de 4% para o IPCA do ano que vem.

Os preços no atacado, medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também mostram tendência de alta, embora em nível ligeiramente abaixo da projeção de 3,59% para o IPCA. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 3,42% para 3,50% na comparação semanal, enquanto o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu de 3,44% para 3,45%.

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado