País já tem Plano de Recursos Hídricos
30-01-2006 18:52
Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Conselho Nacional de Recursos Hídricos aprovou por unanimidade o Plano Nacional de Recursos Hídricos, um conjunto de diretrizes, metas e programas para garantir o uso racional da água no Brasil até 2020. Hoje e amanhã, os membros do conselho devem analisar as emendas e destaques apresentados.
Ao abrir a reunião do conselho, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que a aprovação do plano permite ao país dar um passo importante rumo "ao novo modelo de desenvolvimento sustentável". A ministra destacou a ampla participação social no processo de elaboração do plano, que levou três anos para ser concluído.
"O plano tem um forte componente de envolvimento da sociedade. Mais do que uma peça técnica é também um processo de negociação e o objetivo principal é o estabelecimento da sua implementação a partir do olhar dos usuários da sociedade civil e dos demais entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos".
A ministra também destacou que, ao elaborar o plano, o Brasil cumpre compromissos internacionais como o assumido com a Organização das Nações Unidas, segundo o qual até 2005 os países membros deveriam elaborar planos nacionais de gestão integrada de recursos hídricos.
Marina Silva ressaltou que o plano brasileiro leva em conta não apenas aspectos relacionados à água, mas fatores econômicos, culturais e sociais, entre outros. Segundo a ministra, a próxima etapa, depois da aprovação, é fazer o detalhamento das ações complementares e definir os planos estaduais de recursos hídricos.
Foto : Lindomar Cruz / ABr