Dentistas alertam para importância de tratamento para disfunção mandibular
09-08-2006 16:26
Rio de Janeiro - A dor de cabeça, mal sofrido por muitos brasileiros, pode prejudicar o convívio social, o desempenho no trabalho e o humor. Especialistas calculam em mais de 150 os tipos de dores de cabeça. De acordo com o cirurgião dentista Antônio Sérgio Guimarães, parte dos desconfortos surgidos com a dor de cabeça tem, na verdade, como origem uma disfunção temporomandibular (DTM).
“O nome é um pouco complicado, mas é simples entender o que significa. São todas as alterações resultantes de movimentos que se pode fazer com a boca”, disse Guimarães, em entrevista ao Programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.
Segundo ele, por se tratar de uma doença desconhecida da maioria da população, além de fazer a divulgação, os dentistas querem esclarecer sobre a necessiade de tratamento específico para a doença. Esse tratamento já está disponível na rede pública de saúde. No ambulatório de DTM do Hospital São Paulo são atendidos todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que apresentam a doença. “Cerca de 85% dos pacientes no ambulatório sofrem problemas dos músculos da mastigação e, não, da articulação que faz os movimentos da boca”, acrescentou.
O dentista aconselha às pessoas que estejam sofrendo do problema que procurem informações sobre os locais de tratamento, entre eles universidades, tanto federais, como estaduais, ou busquem orientações nos Conselhos Regionais de Odontologia. A grande causa da dor é um aumento de tensão muscular.
Por isso, é necessário trabalhar com exercícios que diminuam esta tensão, com orientação do dentistas especializado. “São fáceis e simples para o paciente fazer em casa, como compressas de água quente no rosto ou sobre a área dolorida. Enquanto isso ele faz movimentos bem suaves de fechar e abrir a boca."
Guimarães explicou que uma pessoa portadora da doença tem entre outros reflexos, cansaço no rosto e dificuldade de continuar mastigando e dor na frente das articulações quando abrem ou fecham a boca.
“Nós temos quatro músculos de cada lado do rosto que são responsáveis pelos movimentos da boca. A falta de sincronismo ou o excesso de uso dos músculos pode gerar dor originada deles. Por causa da localização deles há as reclamações de dor de cabeça.”
Os dados sobre a incidência (casos registrados) de disfunção temporomandibular entre os brasileiros são pouco sistematizados no Brasil. No entanto, com base em métodos de avaliação da Europa, os dentistas calculam que a doença possa atingir a 2 milhões de pacientes novos por ano no país.
Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil