Saúde

Governo do Paraná estabelece medidas de controle à dengue
15-11-2008 13:22

Uma reunião realizada nesta sexta-feira (14), em Curitiba, definiu as estratégias para combate à dengue em todo o Paraná. Estiveram presentes representantes do poder público estadual e federal, além de entidades não-governamentais envolvidas. O encontro ocorreu simultaneamente em todas as 22 Regionais de Saúde do Estado, com a presença de prefeitos, secretários municipais de saúde e outros setores da sociedade civil organizada.

As medidas têm como objetivo intensificar o controle da doença, principalmente, durante o verão – nos períodos de final e início de ano – o qual, devido a características próprias, como o calor, propicia a proliferação de vetores.

Na reunião um calendário de ações foi pré-definido, frisando três eixos: mobilização das autoridades municipais; conscientização da comunidade; e campanhas de mobilização – sendo a primeira realizada no dia 12 de dezembro, intitulada “Natal sem Dengue”. As demais campanhas acontecerão em datas estratégicas. Tais como final de ano, volta às aulas e Carnaval.

“A primeira preocupação que temos no momento é não desmobilizar as equipes que atuam no controle da doença nos municípios. O esforço é para que o quadro de agentes de combate à dengue não diminua e também para agregar parceiros e sensibilizar a população em geral. Tudo isso com o objetivo de manter a dengue sobre controle”, explica o presidente da Comissão Intersetorial de Combate à Dengue e secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Atualmente, o Paraná possui quatro mil agentes de endemias que atuam diretamente na prevenção da dengue e outros 13 mil agentes que integram o Programa Saúde da Família (PSF).

Contexto atual – De acordo com o secretário, a situação do Paraná ainda é de atenção, “é importante não descuidar, queremos estimular as notificações para que, com isso, não seja deixado de tratar nenhum caso da doença”.

Nas 42 primeiras semanas de 2007, dos 46.225 casos notificados, 24.581 foram confirmados. Em 2008, as notificações foram de 16.127, com a confirmação de 752 casos. Ou seja, o Estado mantém a redução de 97% no número de casos.

Para o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Antonio Carlos Nardi, “a dengue, infelizmente, veio para ficar, mas isso não quer dizer que precisamos ficar passíveis a esta situação”.

O representante dos Correios na reunião, João Ângelo, disse que a instituição está ansiosa para contribuir no trabalho de combate à dengue. “Os Correios têm uma característica específica que permite um contato direto com a população e os carteiros poderão contribuir sendo a linha de frente nesse processo”, destaca.

Outro parceiro, o Serviço Social do Comércio, informou através de sua representante, Giselda Scheffer, que já contatam as regionais do Estado e que, em breve, um trabalho com medidas educativas deverá ser realizado.

Alaydes Digiovanni, da Secretaria de Educação, também destacou a necessidade de medidas educativas. “Para isso, acrescentamos ao material didático discussões sobre a dengue”, ressalta.

Risco – Apesar da redução no número de casos, o Paraná não está livre de uma possível epidemia. Dos 399 municípios do Paraná 67, já apresentaram casos da doença.

De acordo com o técnico da divisão de combate a dengue da Secretaria de Saúde, Ronaldo Trevisan, entre as medidas a serem tomadas para evitar a doença, destacam-se a manutenção das equipes municipais e a mobilização da população em geral. Além delas, as ações para redução do índice de infestação predial de 1% e o monitoramento do sorotipo viral circulante para identificação rápida de possível circulação do sorotipo dengue 2, responsável por casos graves são de extrema importância no combate a doença.


Webconferência – Além dos participantes da reunião central, o debate sobre medidas para controlar a dengue também foi acompanhado nas regionais de saúde do Estado, concentrando um público de mais de mil pessoas.

Essa participação foi possível por meio de Webconferência, na qual os municípios interagiram com sugestões e perguntas direcionadas aos integrantes da comissão intersetorial de combate à dengue e aos representantes do Tribunal de Contas do Estado e da União.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado