Secretaria de Saúde já prepara ações de controle à dengue
18-11-2008 10:31
Foto: Liliane Santetti - SESA
Mais de 70 técnicos das regionais de Secretaria da Saúde que atuam na atenção básica e vigilância epidemiológica – no controle de vetores e assistência de pacientes – participam de reunião técnica e oficinas para orientação das ações de controle da doença no próximo verão.
“Após a discussão com os técnicos, teremos possibilidade de construir propostas que auxiliam no controle da dengue observando a necessidade de cada regional e município”, analisou a coordenadora do Programa, Márcia Gil Aldenucci.
“A situação e o perfil epidemiológico da doença no Estado estão mudando e é preciso se manter atento. Durante o verão, novas epidemias municipais podem ocorrer, exigindo a adoção de medidas adequadas”, alerta o consultor técnico do Ministério da Saúde na Secretaria da Saúde, Glauco José de Souza Oliveira.
De acordo com ele, o Governo Federal investe mais de R$ 1,08 bilhão no país para o combate a dengue – valor no qual não estão incluídos gastos assistenciais.
Os municípios de Foz do Iguaçu e Maringá participaram de uma iniciativa para testar novas tecnologias para o Programa Nacional de Controle da Dengue, tais como armadilhas para a captura e monitoramento de vetores e o NS-1 – teste rápido para diagnostico da dengue. Estes municípios foram escolhidos pelo Ministério da Saúde, juntamente com outros 11 municípios do país.
Agência Estadual de Notícias