Nenhuma interação
Academia Policial Militar do Guatupê
Nome: Academia Policial Militar do Guatupê
Localização: BR 277, KM 72, em São José dos Pinhais
Histórico: Estabelecimento de Ensino Superior fundado em julho de 1931.
Em dezembro de 1953 formou a primeira Turma de Oficiais em São José dos Pinhais.
Em 8 março de 1971, pelo decreto 22.653, passou a denominar-se ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ, encarregando-se da formação, especialização e aperfeiçoamento de oficiais e praças da Polícia Militar, realizando cursos de graduação, pós-graduação e de extensão, sendo uma das maiores academias de Polícia Militar da América do Sul.
Descrição: Conta com diversas instalações utilizadas no preparo técnico-profissional, tais como biblioteca, sala de lutas, pista de pentatlo, ginásio de esportes, quadras poliesportivas, sala de musculação, gabinetes odontológico e médico, estande de tiro, linha de tiro, destacando-se dentre estas o simulador de confrontos armados “ICAT” (equipamento com qualidade de multimídia, que retrata situações cênicas diversas de ocorrências policiais, em particular de confrontos com delinqüentes), etc.
Possui vinte e três salas de aula, utilizadas pelos diversos cursos realizados, sendo uma conjugada para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, equivalente a nível de mestrado, aonde são realizados estudos de situação e Estado Maior, entre outros. Esta Unidade Escola possui área total de quarenta e dois alqueires
Recebe, anualmente, oitocentos alunos, aproximadamente, os quais freqüentam os cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento, destacando-se o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná, o qual tem um período de duração de três anos e uma carga horária de quatro mil quinhentos e cinqüenta horas. Os membros da corporação permanecem em regime de semi-internato, contando com um bloco de alojamentos, com 34 apartamentos, tendo cada apartamento acomodações para oito alunos. Há também os cursos de especialização, freqüentados por oficiais e praças da Polícia Militar do Paraná e de outras co-irmãs, como o Curso de Polícia Judiciária, o Curso Intensivo de Trânsito, o Curso de Informações e o Curso de Organização e Técnica de Patrulhamento. Também realiza outros cursos nestes padrões em corporações de outros estados, e em alguns casos, no exterior.