Maná da Segunda

Maná da Segunda - A Alegria de Aceitar o Processo



Por Jim Langley

A vida é um processo. Nós podemos ter experiências similares, mas cada pessoa lida com os problemas e desafios de forma um pouco diferente, com base em suas circunstâncias que são únicas. A chave está em reconhecer o processo e aceitá-lo. É isso que tenho descoberto ser mais significativo na jornada de minha vida.

Isso não significa sugerir, de forma alguma, que a vida é apenas uma caminhada de lazer através do parque. A vida é repleta de condições e circunstâncias arriscadas que exigem preparação deliberada e planejamento. Idealmente, não é um processo que devamos empreender por nossa conta.  

Nem todos contam com a benção de ter mentores e orientadores dispostos a investir na vida das gerações futuras. Muitos jovens são deixados para que se defendam sozinhos e, infelizmente, acabam seguindo a influência daqueles que estão caminhando a passos largos rumo à destruição.  

No meu caso, sou afortunado por ter contado com pessoas que investiram em minha vida.  Por esta razão, simplesmente me parece apropriado fazer o mesmo por outras pessoas. Deus agora tem feito com que eu acompanhe um cavalheiro pouco mais jovem do que eu através da Operação Timóteo (OT), um estudo bíblico fundamental do CBMC que vem sendo usado há mais de 50 anos. Primeiramente, passei pela OT com Carl Schuele 35 anos atrás. Sou eternamente grato pelo seu sacrifício em se encontrar comigo e com outro homem todas as manhãs de terça-feira por cerca de um ano.  

OT não é apenas reunir-se e estudar as Escrituras. Tem tudo a ver com aceitar o processo de crescimento pessoal, profissional e espiritual.  Durante sua vida, meu amigo Carl mostrou para muitos profissionais e homens de negócios como viver como pessoas que fazem parte do povo de Deus. Mas não fomos ensinados; muitos de nós captaram sua paixão pela vida e sua devoção por servir a Cristo através tanto de suas palavras quanto de seu exemplo. 

Deus chamou Carl para os céus cedo demais a meu ver, mas esta geralmente é a recompensa de Seus santos. Considere estas palavras em Hebreus 11:38a: “O mundo não era digno deles...” Entretanto, apenas Deus decide por quanto tempo somos colocados neste mundo para cumprir Seus propósitos. Alguns de nós permanecem por longo tempo.  Seremos sábios se aprendermos os princípios bíblicos acerca de como conduzir nossa vida e fazer tudo o que pudermos para agradar nosso Salvador e Senhor. 

Para mim, isto significa ter minhas prioridades em ordem e estar disponível sempre que Deus me chamar para servir a Ele e a outras pessoas de alguma maneira. Este “chamado” pode vir através de negócios, da igreja, família ou de qualquer outro relacionamento pessoal. Minha tarefa no processo consiste em me certificar de reconhecer o trabalhar de Deus em mim e ser obediente na forma pela qual respondo aos Seus desejos naquelas circunstâncias. 

Frequentemente tenho sido encorajado, bem como desafiado por este excelente alerta do apóstolo Paulo: “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17).  

Eis onde deve estar nosso foco. Nós precisamos aceitar a direção do Espírito Santo de Deus se quisermos experimentar a vida em sua plenitude. Como Jesus Cristo disse: “...Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:10). A vida pode ser uma jornada empolgante se buscarmos permanecer na vontade de Deus. Meu desejo pessoal é estar disponível para servir a Deus seja no que for, aonde for, quando for e eternamente (em inglês, servir a Deus WWWF– Whatever, Wherever, Whenever and Forever) – para Sua glória!

  Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você concorda com a afirmação de que “a vida é um processo”? De que maneiras você acredita que isso é ou pode ser verdadeiro? 

2. Se você fosse descrever em que ponto está atualmente no “processo”, o que diria?  Como você avalia o seu avanço neste processo e onde espera progredir mais no futuro?  

3.  O que você pensa do compromisso de investir na vida de outras pessoas para ajudá-las em seu crescimento pessoal, profissional e espiritual? Alguém fez esse papel em sua vida? Explique a diferença que fizeram para você. 

4. Tem sido dito que quando investimos nos outros mentoreando e discipulando, ambas as partes se beneficiam, crescendo juntas. De que forma você poderia se envolver neste processo transformador e mutuamente benéfico?  

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:  Eclesiastes 8:5-6; João 17:20-23;  Colossenses 3:23-25;  Tito 1:9; I João 4:7-10.  


Veja mais Maná da Segunda