Por Rick Boxx
Liderança. Existem muitas perspectivas acerca de como deveria ser uma liderança convencional, mas anos de experiência me ensinaram que se levamos a sério viver nossa fé no mercado de trabalho atual, o que se requer é um estilo de liderança não convencional. Aqui estão alguns exemplos:
1) Prioridades não convencionais. Certa vez um chefe me pediu que assinasse alguns documentos legais que haviam sido modificados ilegalmente para que nossa companhia recebesse mais dinheiro de um cliente. Por um momento, temendo perder meu emprego, relutantemente aceitei a exigência de meu chefe. Mas então, o Espírito de Deus me fez lembrar que Ele vê todas as coisas, e que minha lealdade deveria ser primeiramente para com Deus.
Mesmo correndo o risco de perder o emprego, eu disse ao meu chefe que não iria satisfazer seu pedido. Ele não ficou feliz, mas respeitou minha posição e nunca mais me pediu para fazer algo antiético novamente.
Um Líder Não Convencional aprende e crê que lealdade primeiramente a Deus resulta no favor e sabedoria vindos dEle. Provérbios 21:21 ensina: “Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.”
2) Respeito não convencional. Conflitos são inevitáveis no ambiente de trabalho. Já trabalhei em locais onde os líderes lidavam com conflitos repreendendo, irados, as pessoas. Outros, se tornavam agressivos passivos, jamais compartilhando com sinceridade seus sentimentos. Mas também conheci líderes que lidaram bem com conflitos, o que começa sempre por uma mentalidade e coração humildes.
Esses líderes talentosos agem primeiramente com o desejo de valorizar, apreciar e respeitar as demais partes envolvidas. Depois, esses líderes determinam que verdades necessitam ser compartilhadas. Finalmente, eles consideram como expor claramente essas verdades, mas em amor.
Um Líder Não Convencional acredita que apreciar e respeitar as outras pessoas com verdade e amor causam um impacto maior. Em Efésios 4:15, o apóstolo Paulo escreveu: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo nAquele que é a cabeça, Cristo.”
3) Propósito não convencional. Quando você pergunta a empresários por que iniciaram seus negócios, a maioria vai responder que foi para ganhar dinheiro. Não foi este o motivo pelo qual Ryan Fee iniciou a Camel Culture. Enquanto eram voluntários em um assentamento para refugiados, ele e sua esposa aprenderam que era dos camelos de sua terra natal e do seu leite que os refugiados somalis sentiam mais falta. Da compaixão por esses refugiados, os Fees começaram o negócio da venda de leite de camelo a eles. Os Fees se surpreenderam pela grande demanda por seu produto.
Um Líder Não Convencional acredita que abordar um negócio tendo um propósito mais elevado em mente resulta em muito mais do que apenas lucros. Jesus Cristo ensinou: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).
Há outros exemplos que eu poderia citar, inclusive de pessoas que enfrentaram grande oposição por causa de suas convicções espirituais. Esses Líderes não convencionais acreditam que determinação, coragem e uma visão elevada sobre ética são requeridos para se posicionar contra um mundo corrupto e imoral. Eles compreendem o que Provérbios 10:9 ensina: “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.”
Próxima semana tem mais!
Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Como você descreveria a abordagem mais comum da liderança empresarial que você já observou?
2) Em sua opinião, existe uma diferença significativa entre a forma de liderança que é apresentada na Bíblia e aquela que é geralmente praticada no mercado de trabalho diário? Explique sua resposta.
3) Quais seriam alguns dos desafios para a tentativa de viver conforme os princípios bíblicos de liderança no mercado de trabalho do Século XXI?
4) De uma perspectiva prática, o que significa “buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça”? Jesus disse em seguida: “...todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Isso significa que se formos inabaláveis em nos apegarmos aos princípios bíblicos, o sucesso está garantido? Por quê?
Nota: Desejando considerar outras passagens bíblicas relativas ao tema sugerimos: Daniel 1:8; I Coríntios 3:9; Colossenses 3: 23-24; Efésios 2:10; II Timóteo 3:16-17.
Desafio Para Semana
Esta semana pode ser um ótimo momento para se fazer um exame de consciência. Já aconteceu alguma vez – ou vezes – de você ter se posicionado em favor do que você sabia que era certo, mesmo sabendo que como resultado poderia enfrentar ramificações negativas?
Já foi dito que é melhor determinar de antemão como responder quando se é confrontado com situações de transigência, do que esperar até que surja a crise e então decidir o que fazer. Separe algum tempo esta semana para encontrar e orar com um amigo (ou amigos) de confiança em busca de coragem para permanecer fiel à sua fé e aos princípios bíblicos quando surgem circunstâncias difíceis.