Maná da Segunda -> A Arte de Esperar
Por Robert J. Tamasy
Dizer que o mundo empresarial e profissional é acelerado é tão profundo quanto observar que um cavalo tem quatro pernas. Qual é a novidade então? O ritmo no mundo do trabalho, nas duas últimas décadas, acelerou a taxas que nenhum de nós jamais poderia imaginar.
Na década de 80, o correio noturno e as máquinas de fax tornaram a comunicação extremamente veloz. Ao invés de esperar dias para o recebimento de cartas e contratos importantes, podíamos enviá-los para que fossem entregues no dia seguinte - ou em minutos. Nos anos seguintes a Internet, o correio eletrônico, de voz, as mensagens de texto, tornaram obsoletas muitas formas de uso do correio noturno e dos aparelhos de fax. A comunicação se tornava instantânea. Por que esperar - pensávamos - se podemos ter o que queremos imediatamente?
Estes avanços proporcionaram grandes benefícios. NInguém gostaria de voltar aos dias em que tínhamos que exercitar grande paciência esperando a chegada de correspondências e outras formas de comunicação urgentes. Entretanto, nossa sociedade cada vez mais instantânea está rapidamente nos privando de uma rara habilidade para a vida: a arte de esperar!
Hoje parece que temos que fazer tudo correndo, sem estarmos bem certos por quê. Todo mundo está ocupado, todos estão apressados, portanto, devemos fazer o mesmo. Porém, há virtude na espera, algo que não podemos alcançar reduzindo o tempo.
Os bons vinhos são fermentados durante anos. Uma refeição primorosa não se prepara no microondas. Árvores fortes, grandiosas, não crescem da noite para o dia. Uma bela pintura não pode ser criada em minutos. As qualidades de bons líderes e daqueles que admiramos não são conquistadas em horas.
Caráter - o compromisso com valores humanos elevados - se forja ao longo de toda a vida. Talvez por isso é que um dos mais antigos e duradouros livros do mundo - a Bíblia - fale com tanta freqüência sobre a necessidade e o valor da espera.
Esperar resulta na esperança de sucesso. No mundo dos negócios somos totalmente orientados para a ação. "Faça qualquer coisa, mesmo que seja errado!" - é o lema comum. Contudo, às vezes, o melhor a fazer, particularmente em tempos de crises e incertezas, é esperar, gastar tempo avaliando o curso de ação mais apropriado. "Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência... Os que esperam no Senhor receberão a terra por herança... Espere no Senhor e siga a Sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança" (Salmos 37.7,9,34).
Esperar conduz a solução adequada dos problemas. Quando as coisas dão errado geralmente tomamos o assunto em nossas mãos para tentar uma correção. Contudo, situações adversas costumam ficar fora de nosso controle. Em momentos assim, é mais sábio esperar pela resolução apropriada. "Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que Nele esperam" (Isaías 30.18).
Esperar ajuda a renovar energias e recursos internos. Mesmo quando nos sentimos cansados e cada grama de energia parece ter-se exaurido, geralmente continuamos avançando para enfrentar os desafios. Ás vezes, gastar tempo necessário para recarregar as baterias internas nos capacitará a prosseguir com mais produtividade e eficiência. "Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Isaías 40.31).
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Veja mais Maná da Segunda