Por Rick Boxx
Amigos nossos estavam lutando duramente para manter abertas as portas de sua empresa. Os problemas que enfrentavam eram tão sérios que eles estavam pensando em pedir falência. Depois de pedir conselho a diversas fontes e pesar suas opções, orando, eles decidiram seguir em frente.
Justamente quando estavam começando a experimentar certa medida de sucesso nos negócios, as consequências do coronavírus devastaram seu ramo de atividade, inesperadamente dando fim a qualquer oportunidade futura. O pânico tomou conta deles. Nem todo o seu treinamento e experiência os tinha preparado para esse novo obstáculo.
Talvez você ou sua organização tenham se confrontado com desafios semelhantes. Para a maioria de nós, a paralisação e as restrições globais infligiram golpes como jamais tínhamos experimentado anteriormente. Quando 2020 começou, quem poderia imaginar o que este ano iria revelar?
Mesmo em tempos normais, sem o impacto de uma pandemia global sem precedentes, muitos donos de pequenos negócios vivem no limite, com margens diminutas. Isso é especialmente verdade para empreendimentos que ainda estão nos estágios iniciais. Lucros poderão vir no futuro, mas no início, as operações acontecem estritamente com base no dia a dia. Assim, quando surge uma crise, é muito fácil – e não incomum – que os líderes se sintam paralisados pelo medo.
Algumas das perguntas que a maioria de nós faz em tempos assim são: “O que fazemos agora? Há alguma coisa que podemos fazer?” Confrontados por circunstâncias tão sombrias, pode ser difícil permanecer firmado na fé, continuando a crer que apesar das adversidades, Deus tem um plano. Será que Ele nos abandonou?
É em tempos assim que a autenticidade da nossa fé é revelada. Não existe fonte maior de esperança do que nos voltarmos para as promessas das Escrituras. O apóstolo Pedro não escreveu a respeito de uma pandemia, mas apresentou essas declarações confiantes aos seguidores de Jesus Cristo que atravessavam grandes adversidades: “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína...”(I Pedro 1:6-7).
Depois ele escreveu: “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a Sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.” (I Pedro 4:12-13).
A vida de fé – que inclui as atividades diárias no mundo empresarial – consiste em confiar em Deus, Sua direção e provisão, mesmo quando o senso comum diz o contrário. O medo do futuro, nos é dito, deve ser substituído por um temor saudável – o temor reverente a Deus, aquele que ordenou o trabalho e deseja que nós sejamos Seus embaixadores no mercado de trabalho.
Como Provérbios 19:23 nos ensina, “O temor do Senhor conduz à vida: quem O teme pode descansar em paz, livre de problemas.” Quando a calamidade se avizinha, um temor – o temor a Deus – vale a pena aceitar. Muitas vezes, ao longo de minha carreira, a submissão a Deus me trouxe paz em lugar de pânico. Ele nos assegura: “Clame a Mim e Eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.” (Jeremias 33:3).
Quando nos encontramos sem respostas, ter que confiar em Deus somente, é o melhor lugar para se estar.
Próxima semana tem mais!
Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Em sua carreira ou negócio, você já chegou ao ponto de quase desistir, mas através da oração e sábios conselhos, escolheu perseverar? Como foi a situação e o resultado dela?
2. Talvez neste momento você esteja enfrentando uma circunstância assim, com obstáculos que parecem intransponíveis. Como você está lidando com eles? Você já chegou num ponto em que Deus e Sua orientação são sua única opção?
3. Como a pandemia afetou você e o seu trabalho? Que papel a fé desempenhou em sua habilidade de lidar com os grandes desafios deste tempo?
4. O que você pensa das passagens bíblicas mencionadas e das promessas nelas contidas? Outras passagens similares e significativas lhe vêm à mente?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 37:4-5; Provérbios 3:5-6; 16:3, 9; Isaías 40:31, 41:10; Jeremias 29:11; Mateus 6:25-34.