Por Robert J. Tamasy
Muitos de nós no mundo empresarial e profissional orientamos nossa vida tendo um único foco – a busca pelo sucesso. Mas será que já paramos para considerar seriamente o que o sucesso é realmente?
Este pensamento me faz lembrar de cães que sentem prazer em perseguir carros. Basta um carro passar e lá vai o cachorro em veloz perseguição. Mas será que o cão alguma vez já imaginou o que ele faria se realmente apanhasse o carro? O que faria com ele? Em certo sentido, com o sucesso é assim. Nós embarcamos em uma carreira tendo certas metas e aspirações em mente, realizações que pretendemos concretizar, mas o que acontece quando as alcançamos?
Isso traz à mente o executivo que fala acerca de subir a proverbial “escada para o sucesso”, apenas para descobrir, quando atinge o topo, que a escada está apoiada contra a parede errada.
Em minha própria carreira atingi todos os objetivos que tinha estabelecido de início. Ser editor de um jornal? Confere. Escrever um artigo para uma revista? Confere. Ser editor de uma revista? Confere. Escrever um livro? Confere. Fui capaz de realizar cada uma destas coisas. E muito mais. Mas, algum desses feitos, mesmo reunidos, deu-me um senso de total realização, de sucesso definitivo? Não, porque sempre há mais coisas que eu poderia ter feito e sempre há outras pessoas que realizaram mais coisas do que eu – pelo menos na minha maneira de pensar.
O sucesso muitas vezes pode ser como competir em uma corrida com a linha de chegada sendo movida cada vez para mais longe. Promoções, aumentos de salário, reconhecimento profissional podem ser satisfatórios por um momento, mas... e depois? Eu aprendi que o verdadeiro sucesso, no final das contas, é encontrado somente nAquele que confere as habilidades, interesses, dons e oportunidades que usamos todos os dias.
Como somos advertidos em Deuteronômio 8:17-18, “Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza.’ Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é Ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza...” O que precisamos é de uma nova definição ou perspectiva de sucesso. Não posso pensar em melhor recurso para isso do que as Escrituras.
Como encontramos sucesso? A Bíblia nos diz que o sucesso não é achado naquilo que procuramos, mas sim nAquele em quem nós procuramos. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” (Josué 1:8).
Sucesso está em estabelecer os objetivos certos. O apóstolo Paulo, quando ainda era conhecido como Saulo, tinha tudo – prestígio, proeminência, poder. Mas então, encontrar Jesus Cristo deixou seus valores em completo rebuliço. Seus objetivos foram mudados para sempre. “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor...” (Filipenses 3:7-8).
Sucesso ainda é a busca de toda uma vida. Paulo ganhou uma nova compreensão acerca do que significa sucesso, mas permaneceu dedicado a ele – sua nova missão – para o resto de sua vida. “Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus... Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12-14).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como você define “sucesso”? O quanto você está perto de atingi-lo?
2. Por que parece que para muitas pessoas o sucesso permanece tão ilusório? Por que, a despeito do quanto uma pessoa realize nunca parece ser o suficiente?
3. Se consideramos – e cremos – que é Deus quem realmente nos dá habilidade para sermos bem-sucedidos, para produzir riqueza através de nossas respectivas habilidades, dons e oportunidades, como isso deveria afetar a forma como encaramos o nosso trabalho todos os dias?
4. De que maneiras meditar sobre “o livro da Lei” – a Bíblia, a Palavra de Deus – torna possível para nós prosperarmos e alcançarmos um sucesso duradouro?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 1:2-4, 11; 2:24-26; 5:18; I Coríntios 3:9-11; Colossenses 3:17, 23-24.