Maná da Segunda

Maná da Segunda - A Incansável Busca Pela Excelência



Por Por Robert J. Tamasy

Você faz ou recebe avaliações de desempenho onde trabalha? Talvez isso já tenha acontecido em outro emprego? Imagine ter uma reunião com seu chefe ou supervisor para uma avaliação e ter seu trabalho descrito com palavras tais como “medíocre”, “adequado”, “mais ou menos”, ou, “fazendo o mínimo possível”. Como você se sentiria? 

Na melhor das hipóteses você se daria conta de que a tão esperada promoção provavelmente não vai acontecer tão depressa ou então que não deveria esperar receber aquele bônus substancial com base em como seu trabalho é avaliado. Na pior, seria inteligente começar a buscar por um novo emprego – quanto mais cedo, melhor. 

Assistindo à recente Olimpíada de Verão, com milhares de atletas vindos de mais de 100 países diferentes competindo, ficou evidente que medíocre e fazendo apenas o mínimo necessário não fazia parte da mentalidade deles. Embora a maioria dos atletas soubessem que não retornariam para casa com medalhas de ouro, prata ou bronze, ainda assim eles queriam fazer o seu melhor para representar e honrar sua nação. 

Se uma única frase fosse usada para descrever aqueles atletas olímpicos determinados e esforçados ela seria “em busca da excelência”. Fosse buscando precisão nos mergulhos de trampolins nas piscinas, executando intrincadas e exigentes rotinas na ginástica, tentando correr o mais rápido possível nas pistas, cortando as águas em eventos da natação, ou demonstrando fantásticos feitos de força e destreza nos campos, era óbvio que os competidores tinham investido incontáveis horas na preparação para o evento. Eles entenderam que não era bom mostrar o seu desempenho num palco global e envergonhar a si mesmos.

E se cada um de nós adotasse a mesma abordagem em relação ao nosso trabalho? Poderíamos não estar competindo para receber aclamação internacional, ou por medalhas de ouro, prata ou bronze. Entretanto, buscar excelência no que fazemos – seja fazendo apresentações de vendas, projetando um website, conduzindo uma reunião ou esvaziando latas de lixo – certamente chamaria a atenção das pessoas com as quais trabalhamos, especialmente nosso chefe. Aqui estão algumas das coisas que a Bíblia diz a respeito de cultivar uma ética de excelência no trabalho: 

Excelência e trabalho duro são reconhecidos. Existem muitas pessoas talentosas no mercado de trabalho, mas o que separa algumas do restante delas é o seu compromisso em desempenhar suas responsabilidades com excelência, andando uma milha a mais quando necessário. “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22:29). 

O trabalho pode cumprir um propósito mais elevado. Quando vamos para o trabalho, nossa intenção é geralmente satisfazer as expectativas das pessoas que servem como nossos chefes e supervisores. Mas nas Escrituras somos exortados a tomar consciência de que o nosso trabalho deveria mirar em um alvo mais elevado. “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.” (I Coríntios 3:9). 

O trabalho excelente pode levar a maiores responsabilidades. Podemos ser tentados a pensar: “Quando eu tiver um trabalho importante, aí então vou trabalhar duro e mostrar o que eu posso fazer.” Mesmo que o seu trabalho atual pareça sem importância, ele pode ser uma oportunidade de treinamento para responsabilidades muito maiores e realizadoras. Em uma parábola Jesus Cristo falou acerca de agradar a um chefe exigente: “‘Muito bem, meu bom servo!’ respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades.’” (Lucas 19:17). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Você já assistiu às Olimpíadas de Verão? Algumas partes podem não ter interessado a você, mas o que você pensa sobre a quantidade de tempo, energia, esforço e sacrifício que os atletas despendem pela honra de representarem suas nações nos jogos?

2) Quando foi a última vez que você passou por uma avaliação de desempenho? Como você se sentiu? Que tipo de avaliação você recebeu e o que significou para você?

3) O que significa a frase “busca pela excelência” para você? Como seria buscar a excelência no mercado de trabalho?

4) Se você é seguidor de Jesus Cristo, por que se esforçar em busca da excelência é importante? O que isso tem a dizer sobre nossa fé e compromisso em servir a Deus e às outras pessoas? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relativas ao tema sugerimos: II Crônicas 31: 20-21; Provérbios 16:3; Eclesiastes 2:24; 3:22; 5:18-19; Tiago 2:20-24; 

Desafio Para Esta Semana

Esta semana pode ser uma boa hora para fazer uma revisão de desempenho no trabalho. Em uma escala de 1 a 10, 1 sendo o mínimo e 10 o máximo, como você se avaliaria em termos de atitude, motivação, produtividade, efetividade e, mais importante, ser um trabalhador que serve como bom exemplo para outros seguirem? 

Pense em uma pessoa – ou mais de uma – a quem você admira não apenas por suas realizações, mas também pela forma como encara seu trabalho. Se houver uma oportunidade, pergunte o que a motiva e inspira no mercado de trabalho. 

 


Veja mais Maná da Segunda