Maná de segunda : A Maravilhosa - e Rara - Arte de Esperar
Por Robert J. Tamasy
Você gosta quando tem que esperar? Eu não. Seja qual for a situação — fila nos correios, no banco, supermercado ou trânsito — minha paciência se esgota rapidamente. Se faço um telefonema para agendar um compromisso, ou questionar alguma fatura, e me deixam em “espera”, minha aversão por ter que esperar logo se torna evidente.
Esse tipo de espera cria apenas pequenas inconveniências. Outra espécie de espera, entretanto, é mais aflitiva. Em 1981 minha família e eu nos mudamos de Houston, Texas, para Chattanooga, no Tennessee, onde eu assumiria um novo trabalho. Tínhamos que vender a casa. Na presunção de que acharíamos um comprador rapidamente, nos comprometemos com a aquisição de outra em Chattanooga, sem que isso estivesse atrelado à venda do outro imóvel. Resultado: ficamos com duas casas durante um ano, com todos os pagamentos dos respectivos financiamentos, além de assumir um empréstimo, até que recebesse o valor da venda da primeira casa.
No início, esperar pela venda não foi difícil. O mercado de imóveis estava bastante aquecido naquela época e esperávamos um telefonema do corretor a qualquer momento, informando que a casa havia sido vendida. Mas, com o passar de semanas e meses, a espera se tornou difícil, especialmente ao ver nossos parcos recursos esgotarem-se com o pagamento do duplo financiamento.
Houve outras ocasiões em que descobri que esperar não era nada fácil: buscar uma mudança de carreira quando se tornou imperativo trocar de profissão; esperar pela resposta de um editor em relação a um artigo ou livro apresentado; aguardar a chegada de um cheque para saldar obrigação financeira urgente; contar os dias que faltavam para uma cirurgia importante; aguardar ansiosamente o telefonema de uma pessoa amada que passava por uma crise. Cada uma dessas ocasiões foi extremamente difícil, angustiante até, para mim.
Como você lida com a espera? O livro de Isaías, na Bíblia, tem muito a nos dizer sobre esperar e confiar em Deus enquanto se espera.
. Deus age conforme Seu próprio cronograma e não o nosso. Confiar em Deus não nos assegura uma resposta imediata. Mesmo quando Sua resposta é mais vagarosa do que desejaríamos, podemos ficar confiantes: Ele vai responder. “Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o Seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança” (Isaías 8.17).
. Deus responde de uma forma que excede nossas expectativas. Quando recebemos a resposta Dele para nossas necessidades, muitas vezes ela é diferente, e bem melhor, do que esperávamos. “Naquele dia dirão: ‘Este é o nosso Deus; nós confiamos Nele e Ele nos salvou. Este é o Senhor, nós confiamos Nele; exultemos e alegremo-nos, pois Ele nos salvou” (Isaías 25.9).
. Deus recompensa nossa disposição para esperar. Geralmente nos sentimos tentados a forçar a solução de um assunto. Mas a paciência por esperar em Deus será recompensada. "Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; Ele ainda Se levantará para mostrar-lhes compaixão... Como são felizes todos os que Nele esperam” (Isaías 30.18).
. Deus dá forças aos que esperam por Sua resposta. A espera pode exaurir nossos recursos físicos, emocionais e espirituais. Porém, se confiarmos na resposta oportuna de Deus, Ele restaurará nossas forças, dando-nos o necessário para prosseguir. “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40.31).
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.Veja mais Maná da Segunda