Por Robert J. Tamasy
Entramos oficialmente no que é largamente conhecida como “a semana do Natal”. É claro, lojas de comércio varejista já exibem sua decoração vistosa de Natal há meses: árvores de Natal e ornamentos, figuras do Papai Noel animadas, bengalas doces de todos os tamanhos e falsos pacotes de presente brilhantemente embrulhados gritando: “Essa é a hora para que vocês, clientes, gastem o seu dinheiro destinado ao Natal e nos ajudem a terminar o ano fiscal no positivo!”
Eu também suspeito que você já esteja cansado da pergunta repetida tantas vezes: “Qual é o verdadeiro sentido do Natal?” Surpreendentemente, nós ouvimos celebridades e autoridades dando suas opiniões, como se existissem muitas respostas para a pergunta. Eles sugerem respostas contendo as palavras “família”, “generosidade”, “amor e gentileza para com as outras pessoas”, “encantamento infantil”, e muitas outras.
Todas muito bonitas, mas na realidade, existe apenas uma resposta apropriada para expressar o verdadeiro significado do Natal. Ela é declarada de forma clara e concisa em João 1:14: “Aquele que é a Palavra tornou-Se carne e viveu entre nós...” Deus, o Criador e Sustentador do universo, assumiu a forma humana e veio à terra na figura de um bebê, cresceu e tornou-se nosso máximo Mestre, Exemplo, Salvador, Redentor e Senhor.
Durante este período inúmeros sermões e mensagens são apresentados com o intuito de comunicar a importância e magnitude do Natal. E tem sido assim há muitos séculos. Assim sendo, o que poderia ser acrescentado a tudo o que já foi dito e escrito? Talvez não precisemos de algo mais, a não ser fazer uma pausa e refletir, lembrarmo-nos do que já sabemos. Considere algumas das outras verdades que encontramos no capítulo de abertura do Evangelho de João no Novo Testamento:
Jesus era desde o início. Jesus Cristo, o Filho de Deus, não chegou à existência numa maravilhosa manhã há 2.000 anos na pequena cidade do Oriente Médio chamada Belém. Aquele foi apenas o momento em que, como já foi citado, “Jesus, A Palavra, tornou-se carne. Ele e Deus, o Pai, sempre existiram. “No princípio, era Aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle; sem Ele, nada do que existe teria sido feito.” (João 1:1-3).
Jesus veio para dar vida e trazer luz. Antes de Jesus vir ao mundo como uma criança humana, Deus já havia Se revelado de muitas maneiras. Ele trabalhou com os escritores humanos para nos dar o Antigo Testamento, a história de Suas obras através da humanidade até aquele momento, e um relato de Seus mandamentos e estatutos para vivermos corretamente. Mas Jesus veio para resgatar-nos da morte, da “religiosidade” e apresentar-nos o único caminho para a vida que não terá fim. “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” (João 1:4-5).
Jesus nos ofereceu uma maneira de nos tornarmos membros da família de Deus. A Bíblia ensina que todos os homens, mulheres e crianças foram feitos à Sua imagem na criação. Porém, nem todos são membros de Sua eterna e divina família. Isso requer uma transação específica, recebida como um dom que está disponível unicamente através de Jesus Cristo. “Contudo, aos que O receberam, aos que creram em Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (João 1:12-13). Mais adiante, Jesus ampliou essa promessa: “...Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14:6).
Ponderando acerca dessas verdades, será que ainda resta alguma pergunta acerca do “verdadeiro sentido do Natal”?
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você já ouviu pessoas falando acerca do verdadeiro significado do Natal, seja no trabalho, na comunidade, ou até na TV ou rádio? Que tipo de resposta você tem ouvido?
2. Se alguém lhe perguntasse sobre o real sentido do Natal, como você responderia? A sua resposta mudou ao longo dos anos? De que maneira?
3. O que significa para você a frase “A Palavra Se fez carne e habitou entre nós”? Como você explicaria o seu significado para outra pessoa?
4. Jesus disse que Ele é luz (João 8:12; 9:5) e vida (João 11:25-26). Em quais sentidos você acha que isto é verdade? Por que isso é importante?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Miquéias 5:2; Lucas 2:1-20, 25-32; João 8:12, 9:5, 10:7-16; 11:25-26.