Maná da Segunda

Maná da Segunda - Achar Forças em Meio às Lutas



Por Robert J. Tamasy

Você algum dia já ficou imaginando como seria experimentar uma vida sem preocupações? Uma existência idílica, isenta de conflitos, adversidades e sofrimento? E quanto a ser capaz de cumprir prazos sem estresse ou pressão? Não ter que ficar preocupado com atingir as quotas de vendas? Sempre ter relacionamentos harmoniosos com todos os colegas de trabalho e funcionários? Boa sorte tentando encontrar um lugar assim onde não existam conflitos!

Na verdade, não seria boa sorte descobrir como viver sem lutas por vezes. Isso porque as lutas são um ingrediente essencial da receita para uma vida bem-sucedida e recompensadora – carreira, casamento, e tudo o mais que vale a pena buscar. Pense em alguns dos muitos exemplos que encontramos à nossa volta:

- A borboleta, que precisa lutar para escapar do casulo onde foi formada. Ela precisa empurrar e se esforçar para desenvolver a força necessária para sair do casulo que ela construiu sendo ainda uma lagarta. Remova a borboleta antes do tempo e ela morre.

- O atleta de destaque que aplaudimos por suas realizações. Nós não vemos as incontáveis horas de prática, treinamento e preparação, o esforço para levantar pesos e se tornar mais forte.

- O músico virtuoso que executa impecavelmente belas composições. Não podemos imaginar todo o trabalho, as infindáveis e agonizantes repetições exigidas para atingir aquele nível de desempenho.

Poderíamos pensar em muitos outros exemplos, mas a realidade é simples: sem lutas, a vida é impossível. Como o consultor e criador de equipes de liderança Brian Kight afirmou: “A luta não é apenas um caminho necessário, é o melhor caminho. A luta não é apenas uma coisa boa; é a melhor coisa. Nem todos estão dispostos a lutar pelo que mais desejam. Eles permitem que as lutas os derrotem. Porém a luta define a recompensa. Não existem recompensas que valham a pena receber sem lutas para conquistá-las.”

Lendo as Escrituras vemos como Deus usa as lutas como uma importante ferramenta para transformar-nos na pessoa que Ele quer que nos tornemos. Aqui estão algumas das razões:

As lutas ensinam dependência. Quando as coisas são realizadas sem esforço, é fácil confiar na autossuficiência. Quando temos que lutar, reconhecemos nossas limitações e o quanto precisamos do Senhor. Como Jesus ensinou aos Seus seguidores: “...Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem Mim, vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:5). De forma similar o apóstolo Paulo reconheceu: “Tudo posso nAquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13).

As lutas ensinam humildade. Já foi dito que aprendemos mais com o fracasso do que com o sucesso, porque quando fracassamos é fácil compreender o porquê. Os fatores envolvidos no sucesso são geralmente mais difíceis de identificar. O apóstolo Paulo foi muito aplaudido como mestre, mas Deus permitiu sofrimento e lutas em sua vida a fim de mantê-lo apropriadamente focado. “Para impedir que eu me exaltasse...foi-me dado um espinho na carne...Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas Ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...” (II Coríntios 12:7-9).

As lutas geram forças. Trabalhar em meio a desafios e adversidades nos fortalece de várias maneiras – em nosso caráter, nossos valores e convicções, nossa determinação de perseverar e nossa fé. Por isso Paulo pôde declarar: “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas...nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.” (II Coríntios 12:10).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Como você descreveria sua visão de ter uma vida sem preocupações? Você acha que é possível conquistar tal existência? Você realmente gostaria de ter uma vida assim? Explique sua resposta.

2) Pense nos momentos em sua vida em que você foi beneficiado pelas lutas. De que maneira sua vida seria diferente caso não tivesse passado por esse desafio?

3) Você concorda com a afirmação de que as lutas são um ingrediente essencial na receita para uma vida bem-sucedida e compensadora? Por quê?

4) Se você é uma pessoa que tem fé em Jesus Cristo, que papel você acha que as lutas desempenharam na forma como a sua fé se desenvolveu? Compare onde você depositava sua fé antes que você passasse pelas lutas com em que ponto você se vê agora em termos de sua jornada de fé.

Nota: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos: Mateus 26:36-44; Romanos 5:1-5; II Coríntios 4:16-18; Tiago 1:2-4; I Pedro 1:6-7. 

Desafio Para Esta Semana

Esta semana, tente agendar algum tempo para se encontrar com um mentor, conselheiro de confiança ou alguns amigos próximos e compartilhar as lutas que você está enfrentando no momento. Fale não apenas a respeito das lutas e desafios propriamente, mas também em como você acredita que Deus pode estar usando esses eventos em sua vida ou nas vidas daqueles ao seu redor. 

 


Veja mais Maná da Segunda