Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Ameaça no Ambiente de Trabalho



Por Robert J. Tamasy



O mercado de trabalho do século XXI está entulhado de questões ameaçadoras, tanto no plano pessoal quanto corporativamente. Mas uma questão em particular desafia nossa integridade, lealdade, honestidade e fidelidade e, freqüentemente, se apresenta de maneira sutil e aparentemente inofensiva: "a tentação sexual".



Homens e mulheres felizes em seus casamentos, saem diariamente de suas casas e entram no campo minado que é, por vezes, o "mercado de trabalho", onde passam mais tempo ao lado de atraentes, ambiciosos e agressivos colegas de trabalho do sexo oposto do que com seus cônjuges. Deixando para trás a chatice do pagamento de contas, afazeres domésticos e pressões familiares, trabalham e freqüentemente viajam com companheiros de trabalho, que mostram seu melhor lado, estimulam ao invés de questionar, e compartilham a alegria do alcance de metas e do cumprimento de missões.



Não raro o tapinha amistoso no ombro, o toque gentil, o abraço de comemoração, ou o “inocente” beijinho, podem levar a um destino que nenhuma das partes previu: um caso amoroso. Em muitos casos, dizem os entendidos, a intimidade sexual é apenas um subproduto – por mais devastador que seja – de relacionamentos que se formam com a satisfação das necessidades do outro, como valorização, afirmação, admiração, afeição, e até mesmo um simples ouvido solícito e atento.



A violação da aliança matrimonial, gera o divórcio, como fruto desses relacionamentos fortuitos. Empresas cientes desses problemas possuem normas para evitar contatos impróprios entre os empregados. Contudo, corações e emoções podem encontrar meios de ignorar ou burlar essa política.



Como evitar essa armadilha sexual? É interessante notar que porção considerável dos primeiros 9 capítulos do livro de Provérbios e também de outras partes da Bíblia, advertem e ajudam a evitar e vencer essa armadilha. Esses princípios, dirigidos aos homens (conforme cultura da época), são igualmente aplicáveis às mulheres.



. Seja realista com relação a sentimentos e relacionamentos. Nenhum caso extra-conjugal é verdadeiramente um “acidente”. Se os colegas de trabalho forem honestos consigo mesmos – e um com o outro – estabelecerão limites que não devem ser ultrapassados. “A sabedoria o livrará do caminho dos maus... que abandonam as veredas retas para andarem por caminhos de trevas... Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras” (Provérbios 2.12-16).



. Seja diligente e reserve sua afeição só para seu cônjuge. É normal achar outras pessoas atraentes física, intelectual e mesmo espiritualmente. Porém, permitir que essa atração se transforme em algo mais profundo, envolve uma escolha consciente. Não diga que não pode acontecer, porque pode. “Acima de tudo, guarde o seu coração, porque dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4.23). “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (I Coríntios 10.12).



. Devote energia para fortalecer seu casamento, evitando “diversões” atraentes. Se valorizar seu cônjuge e procurar nutrir as qualidades que no início o atraíram, poderá evitar o desejo de encontrar excitamento e novidades em outra pessoa. “Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço... Alegre-se com a esposa da sua juventude” (Provérbios 5.15-18).



. Leve em conta o preço, antes que seja tarde demais. A infidelidade gera conseqüências, seja com colega de trabalho, amigo ou estranho. Não se pode fazer concessões com a integridade, nem nos negócios, nem no relacionamento conjugal. “Pois os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite, mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes" (Provérbios 5.3-4). “A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso! Mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos, que seus convidados estão nas profundezas da sepultura” (Provérbios 9.17-18).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão de adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda