Maná da Segunda

Maná da Segunda - Apenas Ir Levando X Buscar a Excelência



Por Jim Mathis

Bem cedo em minha vida “Apenas ir levando” poderia ter sido o meu lema. Eu era uma criança inteligente, o que quer dizer que no colégio eu conseguia ganhar nota “B” sem abrir um livro ou estudar. Essa atitude me acompanhou na faculdade, onde eu rapidamente descobri quais as exigências mínimas eu precisava cumprir para permanecer no curso.  Cheguei à conclusão de que uma média bastante medíocre era o suficiente. Isso provou ser um nível bastante baixo que eu poderia facilmente atingir.

Na ocasião, eu também tocava em uma banda. Conhecer as músicas e tocá-las sem cometer erros óbvios, era a exigência mínima. “Apenas ir levando” parecia ser bom o suficiente. Mesmo em meu primeiro trabalho depois da faculdade, perguntei o que esperavam que eu fizesse. Foi aquilo que eu fiz, e nada mais.

Mais ou menos ao tempo daquele emprego, porém, eu tive uma experiência epifânica. Pode ter tido algo a ver com o fato de me casar e perceber que minha esposa merecia algo melhor. Talvez tenha sido alguma coisa que ela disse, algo que eu li ou ouvi um locutor dizer. Fosse o que fosse, minha atitude mudou radicalmente. Por exemplo, a nova caminhonete que eu tinha comprado em 1971 era a mais básica do lote – nenhum acessório. Mas quatro anos depois, comprei um carro com todas as opções, reflexo da minha nova abordagem para com a vida em geral.

Durante aquele tempo, iniciei meu próprio negócio, entendendo que para ser bem-sucedido eu teria que ser o melhor em minha área. Se outra pessoa oferecesse o mesmo serviço com maior qualidade, estaríamos deixando de alcançar nossos objetivos. Obtive os melhores equipamentos e treinamento, e investi o tempo necessário para ser o melhor. A busca pela excelência tornou-se o foco da minha vida e do meu negócio com fotografia.

Isso aconteceu antes que eu me tornasse um seguidor de Jesus Cristo. Então, eu descobri Efésios 2:10, que diz: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus, para fazermos boas obras...”  Esse versículo encontrou imediatamente ressonância em mim, porque era isso que eu me sentia chamado a fazer – o melhor trabalho que eu pudesse.

A Bíblia está cheia de mandamentos para que façamos um bom trabalho e honremos a Deus com nossas mãos. Por exemplo, Colossenses 3:23, que diz: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” Não há lugar para mentira, trapaça, ou “apenas ir levando” em nada daquilo que fazemos em qualquer área de nossa vida, pessoal ou profissional.

Gostaria de ter desenvolvido o foco em excelência quando eu ainda estava no colégio e não ter esperado até ter 25 anos de idade. Mas, quem sabe, eu precisasse ver como essa busca pela excelência poderia moldar minha vida a fim de que fosse possível agradar a mim e a todos que conheci.

Essa atitude de mudança de vida valeu a pena, tanto em termos de apreciação por parte de nossos clientes quanto pelo sucesso financeiro. Mais tarde, quando abrimos um café, concorrendo par e passo com uma corporação gigantesca, eu soube que novamente teria que buscar a excelência, oferecendo um serviço excepcional e sendo melhor em fazer café do que o nosso grande concorrente. O café foi um sucesso imediato, atingindo níveis elevados de serviço, produto e impactando a comunidade mais do que eu tinha imaginado.

Como Provérbios 22:29 diz: “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” Dedicação à excelência não apenas honra a Deus, mas também faz com que nosso trabalho prospere e seja recompensador em todos os sentidos da palavra. 

Próxima semana tem mais!

@ 2025 Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol,  inglês e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Você ou alguém com quem trabalhe já esteve satisfeito em “apenas ir levando” – fazendo apenas o mínimo necessário do que é esperado? O que você pensa a esse respeito?

2) Quando pensa em busca da excelência no mercado de trabalho, quem – ou o que - lhe vem à mente? O que é que na forma como eles abordam seu trabalho faz com que se destaquem para você?

3) A Bíblia diz que a excelência é o critério que Deus segue em Seu próprio trabalho. Por que, em sua opinião, excelência é também o que Ele espera de nossa parte? O que a nossa disposição em nos contentarmos com menos diz sobre nosso relacionamento com Deus?

4) Como a forma como encaramos o nosso trabalho – apenas ir levando x busca pela excelência – influencia a impressão que as outras pessoas têm a nosso respeito?

Nota: Desejando considerar outras passagens bíblicas referentes ao tema sugerimos: Provérbios 10:4; 12:11, 24; 13:4; 18:9; Colossenses 3:17, 23-24; II Timóteo 3:16-17.

Desafio Para Esta Semana

Durante a semana que vem, separe algum tempo para refletir e avaliar sua atitude e abordagem ao seu trabalho. Você acha que algumas mudanças se fazem necessárias no que diz respeito à qualidade do trabalho que você tem feito? Seria útil perguntar a um bom amigo ou conselheiro de confiança sobre isso?

Talvez haja alguém com quem você trabalhe - ou que trabalhe para você – que possa se beneficiar de suas perspectivas sobre a importância de buscar excelência em tudo o que faz. Tente encontrar tempo para discutir isso com ele de maneira cuidadosa e não ameaçadora.

 


Veja mais Maná da Segunda