Por Jim Mathis
Neste nosso mundo empresarial e profissional supercompetitivo, todos gostaríamos de descobrir a última e maior inovação - ter a ideia que ninguém teve antes - que nos colocaria no caminho rápido para o sucesso. Mas aqui está uma sugestão bem melhor: simplesmente trabalhe para se aperfeiçoar naquilo que você faz de melhor.
Já foi dito que se você é seu próprio patrão ou trabalha como freelancer, precisa gastar pelo menos metade do seu tempo afiando sua habilidade, aprendendo novas coisas ou melhorando o seu produto. Frequentemente vemos produtos nas lojas rotulados de “novo e melhorado”. Não seria bom podermos dizer o mesmo sobre nós e o trabalho que fazemos?
Eu sempre gasto uma porção significativa do meu tempo lendo, experimentando, vendo tutoriais, assistindo aulas ou comparecendo a seminários, oficinas e exposições. Durante 23 anos minha esposa e eu estivemos no ramo da fotografia, desenvolvendo e imprimindo filmes preto e branco. Atualmente, claro, essa é uma arte ultrapassada. Já nem se fabricam filmes branco e preto. Mas isso não representa um problema para mim porque fui um dos primeiros a adotar a imagem digital que revolucionou a fotografia. Quando me dei conta, 20 anos atrás, que não passaria o resto de minha vida desenvolvendo filmes, abracei a chance e comecei a reagir ao novo mundo de imagens digitais. Tentei aprender tudo o que pude sobre câmeras digitais e o uso da tecnologia de computadores para melhorar fotos.
Entretanto, esse conselho sobre gastar metade do seu tempo aprendendo não deveria se limitar a pessoas que trabalham por conta própria. Alguns empregadores oferecem treinamento constante para seus funcionários, mas muitos não fazem isso e quando fazem, são geralmente muito limitados e específicos para o trabalho corrente. Por esta razão, geralmente encontro pessoas que ficaram para trás devido às mudanças no mercado ou a novas tecnologias. Alguns simplesmente chegam à chocante compreensão que sua profissão se tornou obsoleta.
Isso nos traz à mente um versículo do Antigo Testamento da Bíblia, descrevendo um grupo de líderes no antigo Israel. Eles eram homens “...filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel deveria fazer” (I Crônicas 12:32). A passagem não explica especificamente que mudanças ou fatores aqueles líderes precisavam considerar, mas indica claramente que eles reconheciam a necessidade de se adaptar ao que estava acontecendo.
Um dos muitos benefícios da fé em Deus é a compreensão de que, embora possamos não saber o que nos espera no futuro, em Sua onisciência, Ele sabe. Sendo assim, quando nos esforçamos por trabalhar “...como para o Senhor, e não para os homens.” (Colossenses 3:23), podemos orar e pedir sabedoria vinda do Senhor para entender como nós também podemos nos adaptar, como podemos aperfeiçoar nossa habilidade, adaptando-nos à mudança do ambiente de trabalho.
I Coríntios 3:9 diz: “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.” Como tal, deveríamos estar prontos para reagir ao mundo que nos cerca e que muda em ritmo sempre crescente. Ao invés de resistir às mudanças, podemos assumir o fato de que a tecnologia e melhores ferramentas não custam empregos, mas sim nos permitem fazer um trabalho melhor e mais produtivo. Elas oferecem oportunidades únicas para aperfeiçoarmos nossas habilidades.
Que tal estabelecer uma meta – para o restante deste ano – de passar mais tempo aprendendo, não apenas para avançar em sua carreira, mas também para se se tornar uma pessoa mais interessante e mais talentosa?
Próxima semana tem mais!
Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Como você reage ao ambiente de mudanças que o cerca no trabalho? Você resiste às mudanças ou tenta encontrar maneiras de enfrentá-las e tornar-se melhor no que faz?
2. Você já considerou maneiras de aperfeiçoar suas habilidades ou fazer ajustes em sua carreira em resposta a mudanças que vê acontecerem ou prevê que virão? Como está fazendo isso? Caso contrário, como espera que um ambiente de mudanças irá afetá-lo vocacionalmente?
3. De que forma podemos ser como os bíblicos “homens de Issacar”, capazes de compreender os tempos em que vivemos e, em resposta, o que devemos fazer?
4. A Bíblia ensina que um dos muitos atributos de Deus é Sua onisciência. Você crê nisso? Como pode extrair desta verdade a ajuda necessária para ser mais produtivo, sendo um profissional mais adaptado e um líder melhor no futuro?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14:1,8; 16:21; Isaías 41:8-10; Jeremias 29:11-13; Efésios 5:15-17.