Maná da Segunda -> Buscando Conselheiros Sábios
Por Rick Boxx
É muito positivo para mim reunir-me com pessoas do mundo de negócios para estudar os princípios bíblicos e descobrir sua aplicação aos problemas e preocupações do cotidiano. Recentemente, em um dos mais divertidos estudos bíblicos que já participei, vimos o episódio de uma velha comédia televisiva sobre um xerife rural e seu presunçoso ajudante. O enredo desse episódio foi a base da discussão em grupo desse dia.
Enquanto Barney Fife, o ajudante, mais uma vez revelava sua personalidade impetuosa e estouvada, Andy Griffith, o xerife, permanecia como seu amigo constante e confiável, além de seu supervisor e mentor. A lição dessa comédia (e que lição!) era a importância de sermos prudentes na vida. Entretanto, essa história apresentava também outra lição, que valia a pena aprender: a importância de se buscar – e acatar – conselhos sábios!
Barney, nessa ocasião em especial, decidiu impulsivamente sacar toda sua poupança pessoal e comprar um carro de aparência atraente, mesmo depois de seu bom amigo Andy ter-lhe aconselhado a pensar melhor. Para piorar as coisas, Barney caiu no conto do “carro que foi de uma senhora idosa”. Contrariando o bom conselho de seu superior, o ajudante comprou o veículo sem nem mesmo dar uma voltinha para testá-lo. Resultado: um carro com motor fraco e cheio de problemas mecânicos. Por duas vezes Barney desdenhou as recomendações de seu amigo. Mas graças a intervenção oportuna de Andy, ele acabou por se livrar do problema com perdas mínimas, exceto seu orgulho ferido. Mas na vida real, nem sempre temos tanta sorte assim.
Todos os dias, milhões de profissionais e homens de negócios buscam por conselhos. Obter conselhos sábios, porém, é outro assunto. Confiar em conselhos de terceiros, consultar pessoas que já passaram por experiências similares e trilharam os caminhos que hoje estamos cruzando, parece ser de bom senso.
Às vezes, entretanto, buscamos apenas nos aconselhar com quem sabemos irá confirmar a decisão que já tomamos. Desejamos apenas que “reforcem nossos julgamentos”. Outras vezes, deixamos de acatar conselhos que estão fundamentados em critérios sadios. Nem todas as pessoas são prudentes, não importa quão profundas sejam as experiências que tiveram.
Essa verdade me causou profunda impressão à medida em que continuei a refletir sobre a mensagem desse cômico episódio. Perguntei a mim mesmo: “Será que eu pediria conselho a Barney sobre a compra de um carro, depois dessa sua experiência ou preferiria ouvir Andy? Mesmo que você não tenha assistido ao programa, posso lhe assegurar que iria preferir o conselho ponderado e pragmático, mas sábio de Andy. O motivo é que Andy tem a sabedoria adquirida ao longo de anos de experiência e, provavelmente, através dos erros que ele próprio cometeu. Essa sabedoria é algo que o ajudante Barney parece carecer.
Considere o tipo de pessoas para quem você se volta em busca de conselhos. Será que são sábias ou apenas sabem o que você deseja ouvir? Sabedoria vem de inteligência, habilidade, discernimento e ouvir a instrução prudente de Deus. Sabedoria expressa o que é certo, não o que as pessoas querem ouvir.
Da próxima vez que precisar de conselho, lembre-se do conselho de Provérbios 13.20: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal” .
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Publicado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A
Veja mais Maná da Segunda