Por Robert Tamasy
De verdade, o que é liderança? Ou, fazendo a pergunta de outra maneira, quais são as qualidades de um bom líder?
Incontáveis livros e artigos têm sido escritos sobre líderes e liderança. Palestrantes têm feito carreira viajando de cidade em cidade, falando em jantares, encontros e conferências, apresentando suas opiniões sobre a liderança eficiente. Portanto, seria difícil encontrar uma resposta definitiva com a qual todos concordassem.
Pensamos em bons líderes como pessoas habilidosas que fazem as coisas acontecerem ou que motivam outras pessoas a fazerem as coisas. Existe uma variedade de estilos em liderança. Algumas pessoas dirigem, dando ordens aos seus subordinados. Outras são excelentes em delegar autoridade (bem como responsabilidade) aos seus subalternos. Outras ainda, preferem estar envolvidas mais diretamente, empregando uma abordagem tipo “mãos à obra” para liderar sua equipe.
Mas sempre que consideramos indivíduos que se distinguiram entre seus inúmeros parceiros, líderes que provaram ser dignos de serem seguidos, um denominador comum parece assomar: caráter. Assim, quer estejamos entrevistando um candidato a ocupar o posto de alto executivo, ou buscando preencher um cargo de administração mediano, e até mesmo elegendo o candidato a um posto eletivo – sendo este um ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos – caráter parece ser um dos fatores que devemos levar em conta.
Evidentemente, aqui novamente poderíamos nos engajar num acalorado debate sobre o que abrange “caráter”. Seria bom considerarmos a sabedoria da Bíblia, testada pelo tempo, e a forma como ela descreve líderes eficientes. Como geralmente acontece, o livro de Provérbios é um excelente ponto de partida. Aqui estão alguns exemplos:
Bons líderes valorizam a sabedoria. Um dos benefícios da tecnologia moderna tem sido o acesso ilimitado à informação e conhecimento. Isso, porém, não nos proporciona sabedoria. Ela somente pode ser obtida buscando aplicar corretamente o que sabemos. “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável.” (Provérbios 24:3-4).
Bons líderes se apoiam no parecer de conselheiros confiáveis. Sabendo que existem inúmeras maneiras de encarar um problema e muitas soluções possíveis, um bom líder não é orgulhoso e solicita o conselho de companheiros confiáveis antes de agir em assuntos de grande importância. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22). “Quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória.” (Provérbios 24:6).
Bons líderes encaram seu papel com humildade. Vivemos numa era em que o barulhento, impetuoso e franco tendem a receber maior atenção, mas existe algo estranhamente atraente naqueles que não se têm em tão alta conta. “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida. (Provérbios 22:4). “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.” (Provérbios 29:23).
Bons líderes falam com discrição. A palavra falada pode ser usada para levantar – ou destruir. Líderes medem suas palavras para obter o melhor efeito. “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.” (Provérbios 10:19). “Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade.” (Provérbios 10:32).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como você definiria “caráter”, especialmente quando se aplica à liderança?
2. Você concorda que um caráter sólido deve ser considerado quando se seleciona líderes, não importa a esfera de sua atuação? Por quê?
3. Como está o caráter da maioria dos líderes que você observa atualmente, seja no seu trabalho, sua comunidade ou aqueles celebrados na mídia? Você encontra muitos homens e mulheres cujo caráter você julga sólido?
4. Quais traços característicos extraídos de Provérbios falam mais alto a você? Você pode pensar em outros traços igualmente importantes?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 1:7; 2:6; 3:13-15; 10:17; 12:6, 15, 18, 23; 13:3; 14:29; 15:4; 19:20; 20:3; 28:20.