Por Robert J. Tamasy
Anos atrás, discutindo os desafios de tomar decisões durante a guerra do Oriente Médio, (Donald Rumsfeld) descreveu os fatores variáveis envolvidos da seguinte forma: “Há coisas que sabemos que sabemos, coisas que sabemos que não sabemos e coisas que nem sabemos que não sabemos.” Nós podemos jamais ter que lidar com responsabilidades de tempos de guerra, mas dadas as incertezas do mercado de trabalho – mesmo quando não estamos em meio a uma pandemia global – o que não sabemos, o desconhecido, exerce grande pressão sobre nós.
Ao entrarmos em 2020, uma das coisas que “sabíamos que sabíamos” era que a economia em muitas partes do mundo estava prosperando. Com base naquilo que estávamos vivenciando, havia uma grande expectativa de que o mercado de trabalho continuasse a atravessar tempos de prosperidade. Entre as “coisas que não sabíamos” estava o conhecimento de que um evento grave poderia mudar repentinamente a atmosfera econômica. Todos sabiam que existia essa possibilidade, mas ninguém sabia com certeza o que poderia ser. A maior de todas as coisas que “nem sabíamos que não sabíamos” ao se iniciar o novo ano, evidentemente, era a emergência da COVID-19, um vírus incrivelmente agressivo que se espalhou a partir da China e fez surgir uma pandemia global.
Tendemos a deixar que as coisas que não sabemos – tanto aquelas que sabemos que não sabemos, quanto as que nem sabemos que não sabemos – nos oprimam, enchendo-nos de medo e preocupação. Entretanto, existe uma alternativa. Podemos fazer a escolha de concentrarmos o foco sobre as coisas que “sabemos”, aquelas em que podemos confiar e das quais podemos depender. O problema é que, em tempos turbulentos como o que estamos vivendo agora, existem poucas coisas que sabemos nas quais podemos nos apoiar confiantemente.
É quando a fé – a segurança confiante e a sincera expectativa que temos no Deus da Bíblia – pode nos sustentar. Corrie ten Boom, que com sua família na Holanda ajudou muitos judeus a escaparem dos nazistas durante a II Guerra Mundial, escreveu sobre isso. Ela disse: “Jamais tenha medo de confiar um futuro desconhecido a um Deus conhecido.”
Na Palavra de Deus encontramos centenas de promessas e preceitos, declarações de confiança que temos da parte de Deus como seguidores de Jesus Cristo, que se aplicam diretamente tanto ao mercado de trabalho quanto a qualquer outra área da vida. Aqui estão algumas delas e eu o encorajo a procurar muitas mais nas Escrituras:
Sabemos que Deus tem um propósito específico para a nossa vida. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro...Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração.” (Jeremias 29:11-13).
Sabemos que Deus usa as adversidades que enfrentamos para nosso próprio benefício. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito.” (Romanos 8:28).
Sabemos que Deus não está distante; Ele é acessível. “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4:15-16). “Por intermédio de quem [Cristo] temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nEle.” (Efésios 3:12).
Sabemos que Deus ouve e responde nossas orações. “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dEle pedimos.” (I João5:14-15).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Quais são as coisas que você “sabe que sabe” – aquelas com as quais pode contar e confiar nas suas buscas profissionais e vida cotidiana?
2. Quais as coisas que você “sabe que não sabe” e que podem lhe trazer preocupação? E quanto àquelas que você “nem sabe que não sabe” e que lhe fazem perder o sono?
3. Por que aquilo que não sabemos da vida é tão problemático para muitos de nós? Como podem causar estresse, por vezes desnecessário, quando nos concentramos em coisas que estão além do nosso controle?
4. As coisas que “sabemos que sabemos” que encontramos na Bíblia lhe trazem paz e conforto em tempos de adversidade? Por quê? Se você encontra fontes de confiança nas Escrituras, quais as mais importantes para você?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 40:31; 41:10; Jeremias 33:3; João 3:16; II Coríntios 5:21; Filipenses 4:6-9.