Maná da Segunda

Maná de Segunda: Como Você Lida Com Elogios?



Por Robert J. Tamasy

Quando criança, um dos grandes testes era aprender a andar. Na escola descobrimos que os testes eram o modo de avaliar o que assimilávamos. Como adolescente passámos pelo teste de direção para ter nossa carteira de motorista. Na faculdade fomos testados sobre o currículo e as habilidades que estávamos aprendendo.

Há carreiras que exigem testes aos interessados em assumir responsabilidades específicas. A área de vendas é um “teste” diário de como apresentar bem produtos e serviços aos clientes. Mesmo
em atividades recreativas como futebol, tênis, baralho ou outro passatempo, podem transformar-se em "teste", ao competir com amigos em busca de habilidade e talento superiores aos deles. Um amigo que trabalhava com prata me explicou que para remoção de toda a impureza, ela tem que ser aquecida até se tornar líquido. Somente após o “teste” do calor extremo é julgada pura e pode ser usado por um artesão. Às vezes somos como prata no fogo refinador.

A Bíblia se refere a um teste em Provérbios 27:21:“O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe.” Aprendi isso em uma conferência de negócios. Descobri que estava sendo “testado” por meio do elogio. Como editor de uma revista, pessoas que participavam da conferência se aproximavam para me elogiar pela publicação e dizer o quanto seus artigos lhes eram importantes.

No início foi uma agradável surpresa. O estímulo que gerava era oportuno e necessário. Mas eu tinha que escolher: permitir que os elogios massageassem meu ego, deixando-me inchado de orgulho, ou apreciar o fato da revista ser significativa para tanta gente e creditar isso à minha equipe e a Deus em todo o processo. Reconhecendo que era um “teste”, escolhi a segunda opção.

E você, como lida com o elogio? Todos gostamos de receber cumprimentos e aprovação, mas você permite que isso o leve a “ter de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter”, como diz Romanos 12.3? Há um modo seguro de evitar isso: cultivar um espírito humilde, como a Bíblia ensina.

Sustente um coração humilde. Há algo de terno nas pessoas humildes, aquelas que não dão importância às “manchetes”. “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra” (Provérbios 29.23).

Sustente uma atitude apropriada. É bom receber elogios, mas é melhor quando vêm de outros e não de nós mesmos. "Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23.12).

Sustente uma perspectiva correta. Mesmo as realizações mais notáveis são resultado de habilidade, esforço, trabalho em equipe, senso de oportunidade e talentos dados por Deus. Não podemos fazer tudo sozinhos. “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes... Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará” (Tiago 4.6, 10).

Próxima semana tem mais!

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda