Maná da Segunda

Maná da Segunda : Competição: Que Regras Você Segue?



Por Randal Walti



Ao falar em competição pensamos em áreas de nossa vida que oferecem bons meios para competir, como os esportes. Entretanto, conhecemos histórias nos esportes em que o excesso de competição levou as coisas para o lado impróprio: o treinador super-zeloso que quer vencer a qualquer custo; o atleta profissional, talvez o maior de todos os tempos, que aposta em seu próprio time e acaba sendo banido; o patinador no gelo que tenta eliminar seu oponente mais difícil para ter maior chance de ganhar o ouro e a glória do campeonato. Seja nos esportes, nos negócios ou em qualquer outra área da vida, a competição pode ser uma coisa boa ou má, dependendo das regras que seguimos.


Considere uma empresa que estabelece um Departamento de Análise da Concorrência. Ela pode descobrir informações incríveis através de meios legítimos, permanecendo dentro das regras da ética e da justiça. As regras que Deus estabelece na Bíblia incluem não mentir, não trapacear ou roubar (inclusive as pessoas com as quais trabalhamos. Ás vezes, pode parecer mais custoso permanecer dentro das regras e arriscar grandes oportunidades de ganhar uma vantagem competitiva e o correspondente aumento de lucros, tendo como alternativa, competir-se de modo desonesto. Porém, no longo prazo, resulta como recompensa, uma consciência limpa, reputação excelente, inquestionável integridade e confiança de clientes atuais e futuros.


A competição no mercado de trabalho pode inspirar você e sua empresa a atingir níveis de realização inimagináveis, sem uma busca competitiva por excelência. No ano 2000 passei por uma cirurgia de estímulo cerebral, para tratar do mal de Parkinson. Fiquei feliz com o sucesso. Na verdade, passei pelo procedimento duas vezes. Considero um milagre o fato de hoje ser capaz de caminhar, falar e agir normalmente. Contudo, estou certo de que a competição desempenhou um papel vital ao proporcionar o desenvolvimento de um dispositivo que refaz as conexões cerebrais através de estímulos eletrônicos. Os médicos não descobriram ainda como isso funciona, mas sabem que funciona.


Por que motivo pesquisadores desse dispositivo iriam querer oferecê-lo ao mercado, a menos que: fosse bom para os pacientes, lucrativo e a tecnologia representasse uma vantagem sobre os concorrentes? O motivo de ter escolhido esta abordagem foi porque representou a mais excelente solução disponível para mim, acima e além de tudo o mais que pude encontrar no mercado.


A competição que obedece às regras – as regras de Deus – no final, sempre obtém vantagem. Esta abordagem mantém uma perspectiva de longo prazo, eterna, e jamais se esquece das pessoas envolvidas no processo: empregados, clientes, acionistas e o público. Considere algumas das coisas que Deus diz acerca da competição em Seu “Manual de Negócios” – a Bíblia:


. Competição com senso de propósito. “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (I Coríntios 9.25-27).

. Competição segundo regras estabelecidas e aprovadas. “Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras” (II Timóteo 2.5).

. Competição com motivação errada. "Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento" (Eclesiastes 4.4).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Adaptado sob permissão de um artigo de Randal Walti, consultor de negócios residente em Titusville, Flórida, U.S.A., autor do boletim eletrônico, “Business Life Today” (Vida de Negócios Hoje). Seu web-site é: www.buslifetoday.com - Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (sergio.fortes@uol.com.br).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda