Por Jim Langley
Houve um tempo em que um simples aperto de mão era tão bom quanto um acordo contratual assinado entre duas ou mais pessoas. Em grande parte, aqueles dias se foram há muito, muito tempo. Na verdade, até mesmo contratos assinados são frequentemente rompidos e contestados mais do que podemos imaginar.
Como resultado, no mercado de trabalho do século 21 precisamos lidar com uma crescente falta de confiança, tanto em nossa vida profissional, quanto na pessoal. Ao longo de meus 50 e tantos anos de experiência profissional nos negócios, tenho visto uma mudança dramática na forma como os negócios e as interações pessoais e acordos são percebidos.
Confiança total leva tempo. Não existem atalhos na construção e manutenção da confiança, portanto eu acredito que devemos voltar aos princípios apresentados a nós no Livro dos livros – a Bíblia – na qual eu confio completamente. Ela ensina como nós devemos nos preocupar com o bem-estar das outras pessoas, bem como com nossos próprios interesses.
Durante minha carreira na área de seguros, experimentei em primeira mão o valor de buscar uma abordagem do tipo em que todos ganham em todas as minhas transações comerciais. Participar de equipes esportivas anteriormente em minha vida ajudou-me a desenvolver tais pensamentos conceitualmente. Entretanto, o maior impacto veio com o aprender, compreender e seguir os preceitos encontrados na Palavra de Deus.
O profeta Isaías teve uma boa compreensão do conceito de confiança cerca de 3.000 anos atrás. As palavras eternas do livro de Isaías no Antigo Testamento continuam a soar verdadeiras nos dias de hoje. Isaías 2:22 adverte: “Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem?” Isso resume o porquê confiança total leva tempo. O problema da humanidade é o pecado, incluindo a tendência universal de manter o foco em si mesmo. Então, em Isaías 12:2 vemos o contraste: “Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; Ele é a minha salvação!” Não se trata de um erro o fato de Isaías repetir o Seu nome duas vezes. Nada era mais importante para o profeta do Século VIII antes de Cristo do que o Deus Todo Poderoso.
Onde você coloca sua confiança? Eu não estou dizendo que ninguém merece confiança, mas precisamos ter cautela quanto a quem recebe nossa confiança – inclusive nós mesmos – e considerar os motivos pessoais. Fora de uma vida entregue a Deus e sob Seu controle, podemos descobrir que nós não somos totalmente dignos de confiança ou até mesmo capazes de confiar em nossos pensamentos e ações.
Mesmo tendo um relacionamento correto com o nosso Pai celestial, ainda precisamos lidar com nossa natureza pecaminosa – a qual algumas traduções da Bíblia chamam de “carne” - pelo tempo em que estivermos neste planeta. Como podemos aprender a ser mais dignos de confiança e a confiar mais nas outras pessoas? Descobri que é de grande auxílio cercar-me de um pequeno grupo de homens piedosos que tenham demonstrado, ao longo do tempo, que eu posso confiar neles para obter ajuda e aconselhamento para trabalhar e tomar importantes decisões na vida. Aprendi também a confiar na sabedoria e percepção de minha esposa para lidar com muitas decisões pessoais.
Um dos meus versos favoritos das Escrituras fala sobre a questão da confiabilidade. Em Salmos 20:7 o rei Davi de Israel declara: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus.” Eis onde tenho depositado a minha confiança por anos, e Deus não me tem abandonado. Se você ainda não fez isso, por favor, considere colocar sua confiança no Senhor, Aquele que vê, sabe e controla tudo o que existe. Ele tem lidado com Sua criação desde o seu início – e faz isso muito bem.
Próxima semana tem mais!
Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1) Como você avalia o nível de confiabilidade no mercado de trabalho em geral, segundo a sua experiência?
2) Você acha fácil ou difícil confiar em colegas de trabalho, bem como nas pessoas com quem faz transações e negocia regularmente? Explique sua resposta.
3) Pense em alguém a quem você atribui um alto grau de confiabilidade; quais são alguns dos traços e características que fazem com que você o considere digno de confiança?
4) Quando as pessoas dizem “Confie em Deus”, o que isso significa para você? Como você descreveria o seu grau de confiança em Deus? Que fatores influenciaram sua habilidade de “confiar no nome do Senhor nosso Deus”, conforme diz o Salmo mencionado?
Nota: Para saber mais acerca do que a Bíblia diz sobre esse tópico, considere as seguintes passagens: Salmos 25:1-5; Provérbios 3:5-6; 22:17-19; João 12:35-36; Romanos 15:13; 1 Coríntios 4:1-4.