Maná da Segunda: Conhecimento e sabedoria
Por Robert J. Tamasy
O conhecimento é altamente valorizado no mercado de trabalho. Um diploma de MBA é artigo precioso. Currículos são elaborados não apenas para mostrar o desenvolvimento da carreira, mas para relatar os níveis de conhecimento e experiência adquiridos. Certo segmento de mercado é constituído pelos chamados “operários do conhecimento”, pessoas que possuem informações concretas, compreensão e treinamento para execução de tarefas específicas.
O conhecimento, porém, tem seus limites. Algumas vezes já ouvi dizerem de outros: “Ele (ou ela) sabe o bastante para ser perigoso”. Como fã de esportes, tenho razoável conhecimento de beisebol, basquete, futebol e tênis, mas seria um treinador horroroso em qualquer deles. Embora conhecedor de tênis não passo de um jogador medíocre.
Penso que o conhecimento é freqüentemente superestimado. Na reunião da minha turma de faculdade no ano passado descobri que alguns dos colegas mais inteligentes e dotados, não realizaram nada de significativo. O que o mercado precisa, na minha opinião, é de suprimento maior de sabedoria e não de conhecimento.
Sabedoria, segundo um dicionário, significa “conhecimento do que é certo ou verdadeiro, aliado a juízo de valor quanto à ação”. Uma coisa é ter conhecimento e outra bem diferente é saber usá-lo e aplicá-lo no trato de questões e decisões do cotidiano. Esta é a razão - creio - por que o livro de Provérbios trata sabedoria como tópico tão significativo. Os 9 primeiros capítulos tratam quase que exclusivamente de sabedoria e suas várias formas, enquanto os 22 capítulos seguintes apresentam ditados sobre sabedoria nas situações da vida cotidiana. Examinemos algumas dessas observações:
. Sabedoria tem origem em Deus. A verdadeira sabedoria não é encontrada nos livros de auto-ajuda ou em seminários dirigidos por oradores famosos.
Ela se origina em Deus, que desde a alvorada da História tem revelado sabedoria. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9.10).
. Sabedoria guia a uma vida recompensadora. O mundo acena, buscando nos seduzir e levar-nos a perseguir objetivos errados. Sabedoria nos capacita a identificar objetivos e estabelecer foco apropriado, proporcionando-nos uma vida significativa e recompensadora. “(A sabedoria) clama desde o ponto mais alto da cidade... Deixem a insensatez e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento” (Provérbios 9.3-6).
. Sabedoria afina o discurso e a ação. Qual a resposta correta para uma situação crítica e complexa? Sabedoria nos auxilia a saber o que é melhor dizer e fazer em qualquer situação. “O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução” (Provérbios 16.21). “O coração do sábio ensina sua boca, e os seus lábios promovem a instrução” (Provérbios 16.23).
. Sabedoria pavimenta o caminho para o sucesso. Ninguém se propõe a falhar na vida ou na carreira. Mas com freqüência é o que acontece. A busca para adquirir e aplicar apropriadamente a sabedoria, nos protege contra armadilhas pessoais e profissionais. “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável” (Provérbios 24.3-4).
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.br)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A Veja mais Maná da Segunda