Maná da Segunda

Maná da Segunda - Conquistando o Respeito dos Colegas de Trabalho



Por Por Robert J. Tamasy

Por vários anos tenho sustentado a convicção de que as distinções “sagrado/secular” sobre as quais ouvimos falar às vezes, não encontram suporte em nenhum lugar na Bíblia. É possível que papéis específicos tenham sido atribuídos aos membros do clero e aos missionários, bem como os dons e habilidades necessários para desempenhá-los. Contudo, na visão de Deus, o trabalho de um executivo, um representante de vendas, assistente administrativo, gerente ou caixa é tão “santo” e um chamado do Senhor quanto o de profissionais religiosos que trabalham sob o guarda-chuva da Igreja. 

No início deste ano, o pastor sênior da igreja que frequento afirmou essa verdade ao apresentar uma mensagem intitulada “Conquistando o Respeito dos Colegas de Trabalho”. Tomo a liberdade de usar seus principais pontos e me estender acerca deles. Isto porque ser respeitado pelos colegas de trabalho é crucial se quisermos ser “embaixadores de Cristo” eficientes, como descrito em II Coríntios 5:20. 

Tem sido dito com frequência que nós devemos “ser boas novas antes de podermos compartilhar as boas novas”. Em outras palavras, exercemos pouco ou nenhum impacto positivo com aquilo que dizemos, não importa o quanto sejamos fiéis às Escrituras, se o nosso comportamento no trabalho é antiético, desonesto, egoísta, preguiçoso e nos falta compaixão, entre outras coisas. Como Provérbios 22:1 diz “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro.” Aqui estão alguns princípios bíblicos para ganhar e manter o respeito de pessoas com as quais trabalhamos todos os dias: 

Demonstrar amor aos outros. O termo “amor” pode significar muitas coisas, mas demonstrar amor pelas outras pessoas reflete o trabalho de Deus em nós. Isto inclui demonstrar preocupação e compaixão genuínas, até mesmo colocando seus interesses antes dos nossos quando necessário. “Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros.” (I Tessalonicenses 4:9). “...ame cada um a seu próximo como a si mesmo...” (Levítico 19:18). 

Cuidar da própria vida. Pessoas que estão constantemente imiscuindo-se nas preocupações dos outros sem terem sido solicitadas são, na melhor das hipóteses, um aborrecimento. Nós podemos ter interesse genuíno em outras pessoas, mas isso não significa licença para nos intrometermos em áreas para as quais não fomos convidados. “Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios...” (I Tessalonicenses 4:11). “Além disso, [as viúvas mais jovens] aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas...” (I Timóteo 5:13). 

Trabalhar diligentemente. Poucas coisas geram mais ressentimento do que um companheiro de trabalho que não desempenha sua quota de trabalho. Quando outras pessoas vêm preguiça em um indivíduo, não se pode evitar que sua atitude para com ele tenha um cunho negativo.  “Esforcem-se para... trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora...” (I Tessalonicenses 4:11-12). “O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca por as mãos no trabalho.” (Provérbios 21:25),

Ser digno de confiança. No ambiente de trabalho, especialmente quando os prazos são curtos e etapas críticas precisam ser concluídas, é reanimador e encorajador saber com quem podemos contar. Aqueles de nós que seguem a Jesus Cristo devem ser pessoas assim, confiáveis no tangente a cumprirmos o que nos compete – e mais do que isso – a fim de atingirmos nossas metas e objetivos. “Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (Romanos 12:18). “Um bom empregado é revigorante como um dia frio bem no meio do verão. Ele refrigera a alma do seu chefe.” (Provérbios 25:13 – tradução livre). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Você já se deparou (ou acreditou) na falsa dicotomia assim chamada “sagrada/secular”? Por quê? Como o trabalho no mundo empresarial e profissional seria um chamado sagrado, tal como o de pastor, sacerdote ou missionário?

2) Entre as pessoas com as quais você trabalha quem você mais respeita e por quê? De outro lado, você pode pensar em um colega que não suscite o seu respeito? Por quê? 

3) Você concorda com a afirmação de que devemos “ser boas novas antes de podermos compartilhar as boas novas”? Você já viu isso sendo manifesto no ambiente de trabalho?

4) Qual dos passos para conquistar o respeito dos colegas de trabalho soa mais fortemente para você? Você pode pensar em algum outro princípio bíblico para ganhar e manter o respeito de outras pessoas? 

Nota: Desejando considerar outras passagens bíblicas relativas ao tema sugerimos: Eclesiastes 4:9-12; Efésios 2:10; Colossenses 3:17, 23-24; II Timóteo 3:17. 

Desafio Para Esta Semana

Todos nós temos pontos cegos. Podemos não ter consciência de ações e comportamentos que sejam empecilhos para a construção de relacionamentos positivos com as outras pessoas. Esta semana seria um ótimo momento para fazer uma honesta autoavaliação. 

Você está demonstrando amor e preocupação genuínos para com as pessoas com quem trabalha, cuidando de sua própria vida, não se intrometendo nos assuntos alheios, é conhecido por sua diligência no trabalho e provando ser confiável – um membro da equipe com o qual os outros podem contar? 

Se achar necessário, fale com uma ou mais pessoas que possam aconselhá-lo sobre como melhorar.

 

 


Veja mais Maná da Segunda