Maná da Segunda -> Construindo uma Rede de Relacionamentos
Por Rick Warren
Os líderes acreditam piamente e se valem de uma rede de relacionamentos. Para se tornar presidente ou diretor executivo de uma empresa ou organização de porte, há uma dependência de sólida rede de amigos, conselheiros e contatos, construída ao longo de anos.
O atual presidente dos Estados Unidos é conhecido por ter dado continuidade ao seu hábito de, pessoalmente, estar em contato com sua rede de relacionamentos, por meio de ligações telefônicas rápidas e notas escritas diariamente. Mesmo depois de um dia atarefado, ele pega o telefone e faz até 20 ligações para amigos de todas as partes do país.
O sucesso raramente é um concerto solo. Geralmente é um esforço de equipe. Reunir-se com pessoas, trabalhar em equipe, desenvolver uma relação de conselheiros confiáveis, ter contatos pessoais à mão quando são necessários seus recursos são aspectos da construção de uma rede de relacionamentos.
E a tecnologia tornou isso mais fácil do que nunca. Conferências via telefone, fax, correio noturno, correio eletrônico e celulares são apenas alguns dos dispositivos que atualmente tornam possível estar-se em contato com muito mais pessoas do que se poderia imaginar anos atrás. Essas ferramentas inovadoras e transformadoras estão disponíveis aos que reconhecem os benefícios de uma rede de relacionamentos. Não é preciso mais viver perto das pessoas com quem se relaciona diariamente. Pode-se alcançá-las e contatá-las com a freqüência desejada através da tecnologia.
Como construir uma eficiente rede pessoal de contatos? Existem várias abordagens para se desenvolver uma rede de pessoas que podem auxiliar os líderes na tarefa de cumprirem suas missões e metas. Entretanto, alguns desses métodos podem ser egoístas e manipuladores, planejados somente para os objetivos do líder. Uma fonte antiga, mas sempre atual - a Bíblia - oferece o que considero como os seis tijolos para a construção de relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos:
Ter consideração. “Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada...” (Provérbios 18.19).
Ser confidente. “Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo” (Provérbios 11.13).
Ser leal. “A resposta sincera é como beijo nos lábios” (Provérbios 24.26).
Ser construtivo. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro” (Provérbios 27.17).
Ser consistente. “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Provérbios 17.17).
Ter compromisso. “Algumas amizades não são duradouras, mas alguns amigos são mais leais do que irmãos” (Provérbios 18.24).
A questão parece óbvia: os que desejarem ter rede de amigos e conselheiros que tenham consideração, sejam confidentes, leais, construtivos, consistentes e comprometidos, terão que dar o exemplo. Para construir uma rede pessoal de relacionamentos atraímos os que são iguais a nós!
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de autoria de Rick Warren, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Vida Com Propósito), traduzido para muitas línguas e vendido muldialmente, onde ele afirma a importância de um propósito para guiar nossa vida cotidiana, cuidadosamente avaliada e claramente expressa. Publicada e adaptada com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de adaptação de J. Sergio Fortes.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Veja mais Maná da Segunda