Maná da Segunda -> Cumprindo Sua Vocação
Por Rick Boxx
Tempos atrás minha filha me proporcionou uma lição clara e prática sobre o trabalho, que todos nós podemos levar em consideração. Pense nisto: Por que uma menina de 15 anos investiria uma de suas semanas de verão, para cuidar de um garoto autista, pagando por isso? Esta pergunta cruzou minha mente quando visitei, com minha família, Campo Barnabás, uma entidade para crianças com necessidades especiais, localizada em Purdy, Missouri. Minha filha Megan, como muitos outros incríveis adolescentes, dedicou sua semana para cuidar e demonstrar amor e compaixão a uma criança nessa entidade.
Esses adolescentes pagam uma taxa, descontada da cobrada dos campistas normais, para poderem servir os outros. Quando perguntei à minha filha por que ela estava disposta a trabalhar e pagar por esse privilégio, ela disse: “Para que eu possa ir a um grande acampamento e trabalhar com as crianças mais incríveis”.
Megan foi a princípio designada para trabalhar na cozinha, mas Deus organizou a semana de forma a dar-lhe uma grande oportunidade de servir em particular a uma criança com necessidades especiais. Isso resultou numa experiência única, encantadora e inesquecível para ela. Imagine pagar para servir a uma pessoa em condição desfavorável e amar cada minuto!
Relacione isso ao homem e mulher típicos do mercado de trabalho atual. Mais da metade dos adultos que participaram de uma pesquisa declararam que não gostam do seu trabalho. Eles consideram seus empregos como “males necessários” e os desempenham apenas para ganhar dinheiro suficiente para sustentar o estilo de vida que escolheram. Essas pessoas odeiam quando o relógio lhes diz que é hora de ir para o trabalho e mal podem esperar que ele lhes mostre que finalmente é hora de ir para casa.
Qual é, em sua opinião, a diferença entre aqueles que verdadeiramente gostam do seu trabalho e os que o odeiam? Embora existam muitas respostas diferentes, penso que uma razão importante envolve a vocação e a direção de Deus para nossa vida.
Se você está fazendo o que Deus o vocacionou, equipou e dotou para fazer, provavelmente experimenta mais alegria do que sofrimento em seu trabalho. O rei Salomão, em Eclesiastes 5.19-20, ensinou: “E quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. Raramente essa pessoa fica pensando na brevidade de sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração.”
Séculos mais tarde, escrevendo aos seguidores de Jesus Cristo da antiga cidade de Colossos, o apóstolo Paulo menciona que a satisfação e a realização no trabalho são grandemente determinadas pelo nosso foco: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompense da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Colossenses 3.23-24).
Você gosta e descobre grande alegria no coração ao desempenhar suas responsabilidades no trabalho? Se a resposta é sim, você é uma pessoa abençoada e provavelmente, faz parte de uma minoria. Quando as pessoas gostam do que estão fazendo, provavelmente serão excelentes em seu trabalho, porque o realizam com entusiasmo.
Entretanto, se você não gosta do seu trabalho, seria sábio fazer uma pausa e avaliar o que está fazendo. Pergunte a Deus se você está seguindo a vocação e a direção que Ele lhe deu para sua vida.
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.
--------------------------------------------------------------------------------
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.
Esse e outros textos podem ser encontrados no endereço http://www.cbmc.org.brVeja mais Maná da Segunda