Maná da Segunda -> Decisão Perigosa
Por Rick Boxx
Em conversa com Drayton, um empresário cristão bem-sucedido, refletimos sobre a importância de motivações corretas nos negócios. Drayton contou-me, então, de um encontro que tivera no dia anterior com um jovem. Quando Drayton perguntou-lhe quais os seus sonhos e aspirações, o jovem prontamente respondeu:
Quero ganhar o máximo de dinheiro, o mais rápido possível.
Drayton replicou:
Já ouvi isso antes e, geralmente, não dá muito certo.
Seria melhor descobrir o que seus clientes necessitam e manter foco nisso.
O comentário de Drayton me fez lembrar o aviso feito pelo apóstolo Paulo ao jovem seguidor Timóteo: O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos (1Timóteo 6.10).
Esse texto não afirma que o dinheiro é mal em si mesmo, ou que seja errado querer ganhar dinheiro para prover as necessidades de alguém ou até mesmo adquirir coisas que se enquadram mais na categoria de desejos que de necessidades. Entretanto, o dinheiro pode se transformar em ídolo, consumindo nossas afeições. Ele se transforma em cilada quando se torna o alvo principal de nossa vida, e deixamos de considerar como fazer melhor uso de nossos talentos, dons, habilidades e experiência, para realizar o trabalho que apreciamos e, no processo, servir a outros.
Tanto Drayton quanto Paulo se deram conta que a busca pelo dinheiro pode ser perigosa, tornando-nos vulneráveis a vários tipos de tentações. Todos nós conhecemos líderes e profissionais destacados que sucumbiram à cobiça, ao suborno, ao engano, fizeram falsas promessas e apresentaram comportamento antiético. A busca pela riqueza pode ainda levar-nos a nos associar com pessoas questionáveis, que nos prometem “ajudar” a atingir os objetivos financeiros.
Como Drayton sugeriu ao jovem, seria melhor ir atrás de nossas paixões. Se você faz alguma coisa muito bem e encontra prazer nisso, grandes são as chances de obter recompensas financeiras. Mas mesmo que não seja assim, você ainda encontrará satisfação no trabalho bem feito. Vejamos o que a Bíblia diz:
1-Fidelidade dividida não funciona. Profissionais e homens de negócios podem dizer que sua busca por riquezas poderá beneficiar a obra de Deus. Entretanto, Jesus declarou: Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mateus 6:24).
2-O lidar com o dinheiro reflete valores espirituais. Se alguém lhe confiasse uma pequena responsabilidade e você falhasse, como poderia esperar que lhe confiasse uma maior? O mesmo é verdadeiro em relação ao uso que fazemos do dinheiro. Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? (Lucas 16.10-11).
Próxima semana tem mais!
Sugestões Para Reflexão ou Discussão
1. Qual seria sua primeira reação a uma pessoa que lhe dissesse: Eu quero ganhar o máximo de dinheiro o mais rápido possível?
2. Para você, a busca por dinheiro é problemática? Você acha possível que uma pessoa possa fazer da busca por riquezas o foco principal de sua vida e ainda assim não ser seduzida e levada a comportamentos materialistas?
3. Você concorda que o amor ao dinheiro sempre resulta no desvio da fé e no tormento com muitos sofrimentos?
4. Jesus disse: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus (Mateus 19.24). Como você entende essa declaração?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 112.1-3; Provérbios 8.12-21; 10.2; 13.11; 15.16; 22.7; 30.8-9; Lucas 16.9.
Texto de autoria de Rick Boxx é presidente e fundador da Integrity Resource Center, escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de Momentos de Integridade com Rick Boxx, um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, associação de empresários e profissionais presente em 93 países, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com as comunidades profissional e empresarial. © 2014 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda