Maná da Segunda -> Depoimento
Por Robert J. Tamasy
Por anos venho tendo o privilégio de editar e freqüentemente redigir o Maná da Segunda. É muito estimulante tomar conhecimento de pessoas em todo o mundo que têm sido beneficiadas com as mensagens, graças a pessoas que o traduzem para mais de uma dúzia de línguas, entre elas o espanhol, alemão, coreano, chinês, húngaro, francês, italiano, português, holandês e, recentemente, o japonês. Tenho profunda convicção que a Bíblia oferece tesouros que ultrapassam qualquer outra fonte em sabedoria para o mundo profissional e empresarial. Mas nem sempre pensei assim.
No final da década de 70 eu era editor de um jornal e acreditava em Deus de forma genérica. Se me perguntassem qual era a relevância da Bíblia para o meu trabalho ou meu cotidiano, eu
responderia: “Quase nada!”. Meu relacionamento com Deus consistia em ir à igreja uma vez por semana e nas crises fora do meu controle, fazia orações desesperada pedindo Sua ajuda, o que
esquecia rapidamente passado o momento de aflição.
Fui ser editor de outro jornal em outra cidade, onde comecei a freqüentar uma igreja. O líder fora repórter de um jornal e se comunicava de forma bastante fácil para mim. Ele me ajudou a entender a praticidade e relevância da Bíblia para todos os aspectos da vida, como trabalho, casamento, vida familiar, finanças, relacionamentos e até mesmo lazer. Foi então que aprendi o seguinte:
Deus guia minha vida e carreira. Depois de anos de agonia para saber qual a direção para minha carreira tive consciência que Deus tinha um plano único e especial para mim e que eu poderia confiar Nele para saber o melhor para mim e minha família. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6).
Deus abençoa meus planos. Vez após outra tenho descoberto que à medida em que faço meu trabalho e planejamento pessoal com intenção de honrar a Deus, Ele me capacita a realizar muito mais do que tinha imaginado. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3).
Deus revela minha motivação. Freqüentemente indagava: “Estou sendo movido por razões corretas naquilo que estou fazendo?” Ao orar, Deus me ajudou a responder a esta pergunta de forma honesta e fazer as correções apropriadas quando minhas intenções estavam erradas. “Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração” (Provérbios 21.2).
Deus refreia minha língua. Sempre tive tendência para falar impetuosamente antes de pensar, causando sofrimento para minha família, amigos e colegas. Deus me ensinou que é mais sábio não dizer nada e esperar passar a emoção do momento para que possa responder ponderadamente. “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato” (Provérbios 10.19).
Deus me ensina humildade. Geralmente pensamos em reveses e fracassos como testes. Mas o verdadeiro teste de caráter é a forma como reagimos ao sucesso ou quando somos elogiados. Ficamos inchados de orgulho ou aceitamos o aplauso com humildade, gratos pela oportunidade, pelos talentos que possuímos e pelas pessoas que nos ajudaram ao longo do caminho? “O crisol é para a prata e o forno para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe” (Provérbios 27.21).
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Veja mais Maná da Segunda