Por Robert J. Tamasy
Quando foi a última vez em que você fez negócio com uma pessoa e ficou assombrado, no sentido positivo da palavra? Uma experiência que somente poderia ser descrita com palavras como “Uau!” ou “Inacreditável!”?
Talvez tenha sido o representante de um fabricante que foi muito além daquilo que você requeria para assegurar-se de que suas necessidades seriam satisfeitas. Ou, então, uma loja de varejo que caminhou uma milha a mais para garantir que você ficasse totalmente satisfeito com sua compra? Quem sabe um restaurante onde a comida era excepcional, a atmosfera notável e o serviço que você recebeu – do momento em que chegou até ir embora – excedeu todas as expectativas que você poderia ter?
No mundo atual, tais experiências parecem ser mais a exceção do que a regra. Cada vez mais, aparentemente, sob a desculpa de produzir mais lucro, tentativa de redução de custos ou, em alguns casos, pura negligência, serviço além do normal é muito raro. Ao invés de sermos receptores do “melhor”, somos forçados a aceitar o que se supõe ser “bom o bastante”.
Ao longo dos anos, porém, encontrei uns poucos empreendimentos que faziam do serviço excepcional parte de sua declaração de missão. Lembro-me de uma companhia de transportes que seguia o lema “Nosso objetivo é exceder suas expectativas.” Não seria maravilhoso se esta fosse a prática comum, ao invés de uma raridade?
Existem inúmeras passagens na Bíblia que falam dessa virtude, ressaltando o quanto uma atitude de exceder às expectativas pode ser valiosa. Tudo começa com Deus, nosso Criador, que deseja ser o nosso modelo de excelência em tudo o que fazemos. Aqui estão alguns princípios que encontramos nas Escrituras sobre exceder expectativas:
Fazer infinitamente mais. Você gostaria de ter a expectativa de que os fornecedores de serviços fizessem tudo abundantemente para você – em abundância? É isso o que a Bíblia promete que Deus quer fazer por nós – e em nós e através de nós: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente (imensamente) mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós.” (Efésios 3:20).
Lembrar a Quem servimos. Normalmente, a forma como encaramos o nosso trabalho depende de como vemos aqueles a quem servimos. Às vezes somos tentados a fazer apenas o bastante para ir em frente, mas se tivermos em mente quem, em última instância, vai avaliar nossos esforços, isso fará uma diferença tremenda na qualidade do nosso trabalho e nas atitudes que definem nossas labutas. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24).
Em muitos casos, estamos desejosos de fazer um pouco mais, além do que é esperado, para pessoas de quem gostamos, bem como para indivíduos que, esperamos, nos mostrem o seu favor. Mas, e quanto àqueles de quem não gostamos – pessoas que parecem ter adotado como missão pessoal fazer com que nos sintamos miseráveis? Jesus nos deu estas ordens radicais: Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas Eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.” (Mateus 5:38-41).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Você pode pensar em quando uma pessoa ou empresa com quem você negociou excedeu todas as suas expectativas? Como foi isso? Qual o efeito disso em você? É comum ou raro que você viva experiências assim?
2. E quanto à sua atitude em relação a clientes, empregados e seus pares? A ideia de “exceder suas expectativas” faz parte do seu modo de pensar? Com que frequência isso acontece com você? Explique sua resposta.
3. Por que é tão fácil e comum estabelecer o limite mínimo e não o melhor, adotar a prática de produzir apenas o que é “bom o bastante” e nada além disso?
4. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos somos ensinados a “amar nosso próximo como a nós mesmos”. Levítico 19:18 e Mateus 12:31 e Tiago 2:8 são exemplos disso. Como esses princípios alimentam o compromisso de alguém com exceder expectativas?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Êxodo 20:1-17; Mateus 7:12; João 13:34-35; Romanos 13:8-10; I Pedro 1:22.