Maná da Segunda: Em Busca da Excelência
Por Rick Warren
A cada quatro anos os Jogos Olímpicos fazem dramática exibição da busca por excelência. Talentosos e bem treinados atletas são expoentes máximos de sua categoria. Embora a competição se dê em diferentes eventos, todos compartilham traços comuns. Quais as características dos homens e mulheres que, como os atletas olímpicos, sobressaem no que fazem? Em minha experiência descobri que não há fonte melhor do que a Bíblia para identificar os traços dos que chegam ao topo:
1. Os que alcançam excelência trabalham com entusiasmo. O poeta Ralph Waldo Emerson disse: “Nada realmente grande jamais foi alcançado sem entusiasmo. Não importa se a tarefa é grande ou pequena, faça o seu melhor”. Os que apresentam as melhores performances empenham o melhor de seus esforços, não importa o tamanho da platéia. “Seja qual for a tarefa, coloque nela o seu coração e alma por inteiro, como um trabalho feito para o Senhor, e não meramente para homens” (Colossenses 3.23).
2. Os que alcançam excelência aprimoram suas habilidades. Jamais param de se aperfeiçoar, de crescer, de aprender e se desenvolver. É preciso mais que desejo de atingir excelência: é preciso habilidade. “Se o machado está cego, e o seu corte embotado, mais força é necessária, porém a perícia produzirá o sucesso” (Eclesiastes 10.10). Lembre-se: você jamais estará perdendo tempo, ao usá-lo para afiar seu “machado”.
3. Os que alcançam excelência mantêm sua palavra. São confiáveis. Pode-se contar com eles porque cumprem o que prometem. Sobressaem porque pessoas íntegras são raras em nossa sociedade. Afinal, confiabilidade supera o talento.“Todos falam muito acerca do quanto são leais e fiéis, mas experimente só encontrar alguém que realmente o seja!” (Provérbios 20.6).
4. Os que alcançam excelência sustentam uma atitude positiva. Mesmo sob pressão, enfrentando mudanças ou exigências realísticas, eles não se permitem tornar-se negativos. Os queixosos jamais se distinguem em coisa alguma a não ser em se lamentar. “Façam tudo sem murmurações ou contendas... e irão reluzir como uma luz num mundo em trevas” (Filipenses 2.14-15). E lembre-se: “Se o seu patrão se zangar com você, não largue seu emprego! Uma resposta mansa ajudará a acalmar os nervos dele.” (Eclesiastes 10:4).
5. Os que alcançam excelência vão além do que se espera deles. Este é o segredo que pessoas de sucesso descobriram. Você nunca se distinguirá fazendo apenas o que lhe é solicitado,
ou seja, o mínimo. Jesus disse: “Se alguém lhe obrigar a caminhar um quilômetro, faça mais que isso, segue com ele dois quilômetros” (Mateus 5.41).
O compositor e produtor musical Oscar Hammerstein contou sobre quando olhou o alto da cabeça da Estátua da Liberdade de helicóptero. Impressionou-o os detalhes incríveis que Frederic-Auguste Bartholdi, artista francês que criou a famosa estátua, esculpiu naquela área e que, talvez, jamais esperasse que alguém fosse ver. Ele não tinha a mínima idéia que alguém, algum dia, fosse capaz de voar por cima de sua estátua e estudá-la!
Quando se sentir tentado a tomar atalhos, pensando que ninguém jamais saberá disso, lembre-se: “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a Quem havemos de prestar contas” (Hebreus 4.13). Nesta semana, em tudo o que fizer, dê o melhor de si mesmo.
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.Veja mais Maná da Segunda