Maná da Segunda: Em Quem Você Confia?
Por Mark Biller
Ao editar um artigo para nosso boletim "Sound Mind Investing", uma frase saltou da página diante de mim: “Chegou o momento de confiar 100% em DEUS, em vez de pedir-lhe que se junte a mim no que estou fazendo.” É uma descrição contundente da escolha que temos como seguidores de Jesus Cristo ao tomar uma decisão. É muito fácil utilizar a informação disponível, estabelecer
nosso curso de ação e só depois pedir que DEUS participe do que decidimos fazer. Difícil é deixar a decisão com Deus, pedir Sua direção e esperar por resposta.
O problema de determinar nosso próprio curso sem primeiramente “ouvir” a direção de DEUS é que mesmo as idéias aparentemente grandes, nem sempre se encaixam no plano Dele. Rendição total a DEUS conduz a resultados surpreendentes.
Se alguém, algum dia, teve razão para presumir que seus pensamentos estavam sendo orientados por DEUS, esse alguém foi o rei Davi. Num momento de reflexão, ele se sentiu incomodado pelo fato da Arca da Aliança estar numa tenda, enquanto ele vivia num palácio. Decidiu, então, construir um templo para DEUS. Consultou primeiramente o profeta Natã para confirmar se seu plano era a vontade de DEUS.
À primeira vista parecia uma idéia tão boa, que Natã imediatamente concordou que Davi deveria dar prosseguimento ao seu plano. A idéia era correta e a motivação dele também. Mas DEUS não queria que Davi se incumbisse dessa tarefa. “...Você não construirá um templo em honra ao Meu nome, pois você é um guerreiro e matou muita gente” (I Crônicas 28.3). DEUS fez uma correção ao que Natã havia presumido, lembrando-nos que Seus planos nem sempre se alinham com o senso comum. Davi se rendeu humildemente e seu filho Salomão teve a honra de fazer essa edificação.
Cada um de nós pode aproveitar as lições dessa história na nossa própria vida, incluindo nas nossas finanças pessoais.
Mas será que realmente submetemos nossas finanças 100% a Deus ou pedimos meramente que Ele Se junte a nós no que queremos fazer? É preciso fazer uma checagem periódica, porque mesmo que já tenhamos feito isso, tendemos gradualmente a reassumir o controle de áreas que anteriormente havíamos entregue a DEUS. Quando estivermos seguros de estar inteiramente sujeitos à resposta de DEUS, o próximo passo é pedir-lhe mostrar-nos Sua vontade. Eis algumas áreas específicas sobre as quais precisamos consultá-lo:
. Direção do trabalho ou carreira
. Planos de aposentadoria e valor a ser poupado
. Doações atuais e futuras para obras beneficentes
. Decisões sobre planos para a família e filhos
. Estilo de vida e escolhas na aquisição de bens.
Será que DEUS deseja algo extraordinário de você em alguma dessas áreas? Depois de orar e pedir que Ele revele Sua vontade numa área específica, seja diligente em buscar e ouvir Sua resposta. Se mantivermos o coração aberto, DEUS é fiel e nos mostrará o que precisamos submeter a Ele. O caminho para a verdadeira liberdade financeira começa pela rendição a DEUS e a consciência de que tudo lhe pertence. Somos meramente administradores Dele.
Com demasiada freqüência acreditamos no engano de que os planos de DEUS e os nossos interesses são coisas separadas. Ao renunciar aos nossos planos e nos rendermos a Ele vemos que os planos Dele e os nossos interesses estão perfeitamente alinhados. A jornada para essa realização começa com nossa rendição e disposição de seguir a direção de DEUS.
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto de autoria de Mark Biller, editor executivo do boletim de planejamento financeiro e website "Sound Mind Investing". Usado com permissão. Para saber mais, sobre esta organização e seus princípios de investimento acesse www.soundmindinvesting.com.br. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes. (jsfortes@globo.com)
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A Veja mais Maná da Segunda