Maná da Segunda

Maná de Segunda: Encarando o Futuro Com Confiança



Por Rick Warren



Apesar do que reivindicam pesquisadores, autoridades e vaticinadores, ninguém pode prever com exatidão o que vai acontecer nos próximos 365 dias. Nossos melhores e mais bem informados prognósticos não passam de suposições. Existem variáveis e incógnitas demais para que seja possível fazer projeções exatas do que jaz adiante de nós, na esfera pessoal e no mundo em geral.



As mudanças em nossa sociedade aumentaram não apenas em velocidade e intensidade, mas em imprevisibilidade. Quem poderia ter previsto as mudanças dramáticas que a economia enfrentou no ano passado? Fazer negócios nesse ambiente de volatilidade transformou-se no que Michael Annison rotulou de “controlar um furacão”. Como alguém pode ser bem-sucedido quando o futuro é tão incerto? A Bíblia sugere alguns princípios eternos que ajudam a encarar o futuro:



. Inclua Deus ao estabelecer metas. Francamente, é muito tolo fazer planos sem antes consultar Deus. Ele é o único que verdadeiramente conhece o futuro e está disposto a guiar-nos rumo a ele. A Bíblia diz: “Nós fazemos nossos planos, mas Deus tem a última palavra” (Provérbios 16.1, tradução livre). Em outras palavras, planejar sem orar é presunção. Comece orando: “Deus, o que o Senhor quer fazer em mim e através de mim neste dia, nesta semana, neste mês, neste ano?”



. Viva um dia de cada vez. Embora devamos planejar o amanhã, não podemos viver o dia que está por vir antes que ele chegue. Muitos gastam tanto tempo lamentando o passado e preocupados com o futuro, que não lhes sobra tempo para desfrutar o hoje! Alguém fez esta espirituosa observação:“Vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”.



. Decida tirar o máximo de cada momento de cada dia. Viva a vida em sua plenitude, sem afligir-se com o que vai ou não acontecer amanhã, na próxima semana ou mês. Jesus disse:“Não fique ansioso com o amanhã; Deus cuidará de seus amanhãs. Viva um dia de cada vez” (Mateus 6.34, tradução livre).



. Não adie ― faça o que tem que ser feito agora! A Bíblia aconselha:“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Provérbios 27.1).

Procrastinação é uma armadilha sutil. Ela desperdiça o hoje adiando tudo para amanhã. Promete fazer o que precisa “um dia destes”. Mas “um dia destes” geralmente acaba sendo “dia nenhum”.



O que você planejou fazer nos últimos seis meses e que não foi feito? Quando pretende começar a trabalhar nisso? “Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: ‘Volte amanhã e eu lhe darei algo’, se pode ajudá-lo hoje” (Provérbios 3.27-28). Em outras palavras, aja agora!



Medite sobre estas palavras de confiança enviadas por Deus: “'Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração” (Jeremias 29.11,13).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Veja mais Maná da Segunda