Maná da Segunda

Maná de segunda : Enfrentando e Vencendo o Fracasso (Parte II)



Por Rick Warren



Na semana passada tratamos de algumas causas mais comuns para o fracasso. Hoje iremos considerar os passos para recomeçar quando experimentamos o fracasso.



. Aceitar a responsabilidade pelo seu próprio fracasso. Se você cometeu um erro, admita! Bem-vindo à raça humana! Não culpe outras pessoas. Os perdedores amam culpar a falta de sorte, a economia, o seu chefe, o seu cônjuge e até mesmo Deus por seus infortúnios. Os vencedores, porém, jamais acusam os outros, nem se desculpam a si mesmos quando falham. Em 1974, após uma série de vitórias em 88 jogos, a equipe de basquetebol da UCLA perdeu para o Notre Dame uma partida na qual vinham mantendo 11 pontos de vantagem. As manchetes dos jornais do dia seguinte estampavam o seguinte: “O treinador Wooden declara: ‘Culpem a mim!’” Wooden foi um vencedor. Provérbios 28.13 diz: “Aquele que se recusa a admitir os seus erros jamais poderá ter sucesso. Porém, se confessá-los e abandoná-los terá uma nova chance.”



. Reconhecer os benefícios do fracasso. Podemos aprender muito com o fracasso. Ele nos mostra o que não funciona. Thomas Edison disse: “Não o chame de fracasso, mas de instrução!”

Ele nos obriga a ser mais criativos. Leva a buscar novas maneiras de realizar um trabalho. Impede a arrogância e o egoísmo. Se tudo o que fizéssemos se transformasse em sucesso estrondoso, ninguém aguentaria viver conosco! O fracasso nos leva a reavaliar o que é importante na vida. É uma das formas pelas quais Deus nos leva a refletir sobre a direção em que está indo nossa vida.

Provérbios 20.30 diz: “Ás vezes, é necessária uma situação dolorosa para fazer-nos mudar nossos rumos.”



. Pedir a Deus sabedoria para compreender a causa. Por que eu falhei? Existe alguma razão que talvez me tenha levado à predisposição para o fracasso? Existem motivos inconscientes. Às vezes sabotamos nossos próprios esforços, pelas seguintes razões: (1) Medo do sucesso. Sucesso pode significar ter que lidar com mais responsabilidade do que estamos dispostos a assumir.

(2) Culpa. Se sentir que não merece ser bem-sucedido, pode estar se predispondo ao fracasso. (3) Ressentimento. Alguns fracassam para se vingar dos que os pressionam a ser bem-sucedidos.

Se buscarmos, Deus proverá a sabedoria que necessitamos para adquirir discernimento valioso através do fracasso. Tiago 1.5 promete: “Se você carece de sabedoria, peça-a a Deus, que a dá generosamente a todos...”.



. Esqueça o passado e concentre sua atenção no futuro. O passado deve permanecer no passado. Ele não pode ser alterado. É como a água que já passou por baixo da ponte: você não pode fazer que ela volte para trás. Sendo assim, o melhor a fazer é deixar de se preocupar com o passado e seguir em frente.



Compreendendo a dor do fracasso e a futilidade de tentar desfazer o que foi feito no passado, o apóstolo Paulo escreveu: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo” Filipenses 3.13-14).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)



MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Veja mais Maná da Segunda