Maná da Segunda: Equilíbrio Entre Trabalho e Descanso
Por Rick Boxx
No mundo empresarial e profissional freqüentemente discutimos e ouvimos falar sobre a importância de ética vigorosa. Valorizamos grandemente a pessoa que se mostra disposta a trabalhar diligentemente e, se necessário, aplicar tempo extra para o cumprimento de tarefas importantes. Mas será que existe um ponto em que o enfoque sobre a ética seja excessivo?
Já lidou com uma carga de trabalho tão grande que chegou a sentir que sua única esperança seria trabalhar mais duramente e por mais tempo? E então, depois de trabalhar até mais tarde e se aplicar em projetos, voltou para o emprego no dia seguinte e descobriu que sua pilha de responsabilidades tinha ficado ainda maior? Dia após dia você trava essa batalha até finalmente atingir um ponto de exaustão e total frustração.
Muitos dos empresários com problemas que nos pedem aconselhamento experimentam esses sentimentos. Eles começam acreditando que se apenas se dedicarem com mais afinco e determinação, poderão abrir caminho através da opressiva carga de trabalho que enfrentam. Entretanto, ao invés de reduzir essa pressão, o volume de trabalho apenas aumenta. É como ter o bolso furado: não importa quanto dinheiro você coloque nele; nada permanece.
Deus projetou o nosso corpo precisando de sono e descanso. Podemos exigir que funcione no limite de sua capacidade por um tempo, mas por fim, haverá um preço a pagar e o resultado não é apenas queda de produtividade, mas também esgotamento físico. Ao longo de anos descobri que Deus não apenas quer que descansemos, como também cuida para que nosso trabalho seja concluído – quando trabalhamos com prioridades corretas.
Salmos 127:1-2 enfatiza esse conceito: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem Ele ama.”
Se seu trabalho parece interminável e por vezes infrutífero, seria benéfico reexaminar no que você está trabalhando e como o está abordando. É você ou o Senhor que o está construindo? Você está descansando o suficiente? Uma lição que aprendi por experiência própria é que o plano de Deus é sempre o melhor. Quando é Ele que está construindo, ou seja, é Ele que está no centro de nossos objetivos e empreendimentos, a obra será realizada. E esse trabalho se completará mesmo que separemos tempo para desfrutar do descanso necessário.
Assim, se você se convenceu a si mesmo que o segredo para o sucesso nos negócios é trabalhar mais, por mais tempo, sacrificando o que for preciso para isso – mesmo o descanso adequado para restaurar-se fisicamente, ou o tempo que seria necessário para desenvolver e manter relacionamentos compensadores – gostaria de alertá-lo a reconsiderar isso. O retorno de seu trabalho vale realmente o preço do que isso lhe custará pessoal, social e - talvez a longo prazo - profissionalmente?
O trabalho é bom e foi ordenado por Deus. Devemos desempenhar nossas funções com o melhor de nossas habilidades. O trabalho representa uma maneira de sermos bons administradores de nossas habilidades, talentos e dons. Entretanto, o trabalho em excesso é contraproducente e pode ter conseqüências negativas. Portanto, considere o aviso e separe um tempo para relaxar e apreciar a vida como Deus planejou: trabalho em equilíbrio com a porção adequada de descanso e lazer.
Próxima semana tem mais!
--------------------------------------------------------------------------------
Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.
Veja mais Maná da Segunda