Maná da Segunda

Maná da Segunda - Estabelecendo Limites Saudáveis no Trabalho



Por Rick Boxx

Estresse no trabalho... você já experimentou isso? Certamente, não podemos esperar atravessar dia após dia de trabalho livres do estresse. Nós temos planos de produção, datas limite para apresentações, orçamentos, bem como as exigências e expectativas inerentes ao nosso cargo. As pressões no ambiente de trabalho são inevitáveis.  Contudo, estudos têm demonstrado que o estresse excessivo no trabalho não é salutar de muitas maneiras.

Com um mínimo de esforço, os executivos e líderes corporativos podem criar e manter ambientes que ajudem a reduzir o estresse e construir uma atmosfera de trabalho mais saudável.  

O conceituado “Harvard Business Review” regularmente publica dicas de administração sobre uma variedade de assuntos. Uma dessas publicações traz uma relação que diz respeito ao estabelecimento de padrões saudáveis de trabalho para uma equipe. A Review destacou três recomendações de como os líderes podem ajudar a sua equipe a operar dentro de limites saudáveis que irão promover tanto seu bem-estar mental e emocional, quanto melhorar sua produtividade.  

Cada uma delas, é interessante observar, tem um correlativo bíblico – princípios da Bíblia sobre como formar relacionamentos interpessoais fortes e sadios, inclusive no trabalho. Aqui estão as recomendações da Harvard Business Review bem como os ensinamentos bíblicos que se alinham com elas: 

Primeiro: Como líder, dê um bom exemplo.  A produtividade é importante, mas um bom líder compreende a importância de um equilíbrio trabalho/vida pessoal saudável. Por exemplo, considere o impacto que pode ter o envio de e-mails tarde da noite para sua equipe, ou então nunca ter um horário para almoço. É comum – e compreensível – que os subordinados sigam as práticas e ações de seus líderes. 

O apóstolo Paulo, escrevendo aos seguidores de Jesus Cristo na antiga cidade de Filipos, disse: “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.” (Filipenses 4:9). Como líderes, estamos sendo observados. Deveríamos nos conduzir de forma a nos sentirmos seguros de que outras pessoas possam imitar o que fazemos e como o fazemos. 

Segundo: Planeje um tempo extra toda semana.  A maioria de nós é otimista demais, estabelecendo agendas e prazos que não consideram a possibilidade de problemas e demoras inesperados. Nós deveríamos encorajar a equipe a separar um tempo todas as semanas para trabalhar em projetos demorados.

Em Seus ensinamentos, Jesus expressou isso da seguinte maneira: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar.’” (Lucas 14: 28-30). 

Finalmente: Aumente a transparência da carga de trabalho.  Cheque com a equipe sua carga de trabalho. Ouça e responda de maneira a reduzir o estresse desnecessário. Isso vai ajudar a evitar crises que poderiam surgir se e quando eles se sentirem sobrecarregados. Usando um exemplo rural, Provérbios 27:23 alerta: “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos.” 

Nossas equipes necessitam de limites de trabalho saudáveis, inclusive tempo para descanso e restauração. Como ressalta Hebreus 4:10, “Pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.” 

  Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês,e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você descreveria um ambiente de trabalho saudável?

2. Qual é o impacto do discurso e das ações de um líder? É justo esperar que os líderes sejam responsáveis por servir de exemplo apropriado para as práticas e comportamento no ambiente de trabalho? Por quê?

3. Em sua experiência, quando projetos estão sendo estudados e agendados, é, geralmente, alocado um amplo período de tempo para atender a problemas, demoras e outros obstáculos inesperados? Explique sua resposta. 

4. Alguma pessoa a quem você tenha se reportado já destinou tempo para perguntar como você estava, demonstrando preocupação genuína pelo seu bem-estar? Se você desempenha responsabilidades de liderança, como você está demonstrando tal cuidado pelos outros? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:14;  15:22;  16:9, 21;  19:20;  Marcos 12:31;  Lucas 6:31; II Timóteo 2:2. 

 

 


Veja mais Maná da Segunda

Maná da Segunda - Estabelecendo Limites Saudáveis no Trabalho



Por Rick Boxx

O mundo profissional pode ser cheio de estresse: prazos a serem cumpridos, metas a serem atingidas, margens de lucros que devem ser mantidas. Devido a essas demandas muitos ambientes de trabalho tornam-se insalubres, potencialmente danosos ao bem-estar físico, mental e emocional do quadro de funcionários. 

O “Harvard Business Review”, publicação de negócios tida em alto conceito há muitos anos, abordou esse problema em uma de suas edições em suas dicas sobre administração. Essas recomendações focaram na importância do estabelecimento de padrões saudáveis de trabalho para sua equipe. É interessante notar que cada uma delas é confirmada por princípios ensinados no antigo “livro de negócios” chamado Bíblia.

Aqui estão as três dicas que o Harvard Business Review apresentou sobre como líderes podem ajudar suas equipes a desfrutarem de limites saudáveis que resultam não somente em maior produtividade, mas também em altos níveis de satisfação e realização no ambiente de trabalho.

Primeiro, como líder, dê um bom exemplo.  Quando os prazos finais estão se aproximando ou uma conta importante está em risco, é fácil ignorar que funcionários e colegas têm uma vida fora do escritório. Deveríamos levar a sério o potencial impacto negativo que pode ter o envio de e-mails tarde da noite aos membros de equipe ou o fato de eles nunca poderem fazer uma pausa para o almoço. 

Deveríamos considerar honestamente como reagiríamos caso alguém fizesse demandas excessivas sobre o nosso próprio tempo pessoal. Líderes estabelecem o estilo de trabalho a ser adotado por aqueles que os seguem. Certo dia, depois de realizar um ato de serviço para com Seus discípulos, Jesus Cristo disse: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.” (João 13:15). Ele não tinha a expectativa de que os discípulos fizessem algo que Ele mesmo não estivesse disposto a fazer. 

Segundo, planeje um tempo extra toda semana.  Muitos de nós é otimista demais, às vezes assumindo compromissos de completar projetos segundo agendas que se mostram nada razoáveis. Como líderes, deveríamos estimular nossos funcionários a reservar um espaço de tempo todas as semanas a fim de trabalhar em projetos não concluídos. 

Em outra ocasião, Jesus acautelou uma grande multidão que se reunira à Sua volta: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem, rirão dele.” (Lucas 14: 28-29).  

Terceiro, aumente a transparência da carga de trabalho.  Cheque com seus funcionários regularmente e pergunte-lhes como se sentem a respeito de sua carga de trabalho. Ouça o que eles dizem e esteja pronto a responder de forma que possa auxiliá-los e aliviar fardos desnecessários. Provérbios 27:23-26 aconselha: “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos...Quando o feno for retirado, surgirem novos brotos e o capim das colinas for colhido, os cordeiros lhe fornecerão roupas, e os bodes lhe renderão o preço de um campo.” 

As pessoas com as quais trabalhamos, obviamente, são muito mais valiosas do que animais de fazenda, portanto, devemos nos preocupar muito mais com o seu bem-estar porque elas colaboram conosco no ambiente de trabalho. Sua equipe precisa de limites saudáveis, o que inclui levá-la a momentos de descanso. Como Hebreus 4:10 afirma, “Pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das Suas.” Se até mesmo Deus precisou dar uma pausa em Seu trabalho, quanto mais nós não precisamos fazer o mesmo?

 Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Como você descreveria o seu ambiente de trabalho? Ele é saudável ou insalubre devido às pressões implacáveis para concluir projetos e atingir metas e objetivos? Explique sua resposta. 

2) Em sua opinião, quais seriam os sintomas prontamente identificados de um ambiente de trabalho não saudável? Como você faria para levar essas preocupações para as pessoas em autoridade? 

3) É sugerido que os líderes servem como exemplos na promoção de hábitos e filosofia de trabalho saudáveis. Você concorda que essa responsabilidade deve ser atribuída aos altos executivos? É comum que líderes façam isso? 

4) Você acha que “transparência na carga de trabalho” – estimular o quadro de funcionários a comunicar suas preocupações sobre sua carga de trabalho aberta e honestamente – é promovida na maior parte dos ambientes de trabalho? Por quê?  

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 24:27; Ezequiel 34:12; Mateus 7:12; 22:39; Lucas 6:21; I Pedro 2:21. 

 

 


Veja mais Maná da Segunda