Por Jim Langley
Durante perto de 20 anos tenho assinado e-mails e cartas com a frase “Aqui para servir”. Isso começou quando eu tinha a expectativa de presidir os setenta e tantos membros do Kiwanis Club. Eu queria transmitir aos associados aquilo que eu acreditava ser o nosso papel como uma organização de prestação de serviços.
Eu sentia que o lema “Aqui para servir” explicava porque nos reuníamos como um corpo de trabalhadores comunitários, dedicados ao bem-estar dos jovens em nossa comunidade. Eu descobri que esse slogan também se encaixava ao meu modelo de negócios, já que eu o considerava construído mais com base em serviços do que em vendas. Uma vez feita a venda, é preciso que haja um compromisso de longo prazo para servir às necessidades do cliente. Até mesmo meu web site de negócios abre com a frase “Aqui para servir”.
Foi então que eu tive uma revelação divina. A maior parte da minha correspondência por e-mail não tinha nada a ver com negócios ou Kiwanis e, contudo, eu descobri que estava usando a mesma assinatura também para e-mails pessoais. Isso me dispôs a considerar o que eu estava comunicando por meio dessa forma única de encerrar todas as minhas comunicações escritas.
Tomei consciência de que estava transmitindo meu desejo de servir a Deus em todas as minhas tratativas empresariais e pessoais. Essa frase se tornou um lembrete constante para mim sobre o que é realmente importante naquilo que eu faço e naquilo que eu sou. A ideia de “liderança de servo” tem estado conosco no mercado de trabalho desde 1977, quando Robert K. Greenleaf, um executivo aposentado da AT&T, apresentou esse conceito em seu livro “Servant Leadership” (Liderança Servidora).
Entretanto, servir como líder vai muito além disso de volta no tempo. Os relatos bíblicos nos mostram o maravilhoso exemplo que Jesus Cristo deu a Seus discípulos e a todos os que O têm seguido desde então.
João 13 nos conta sobre Jesus despindo Seu manto e enrolando uma toalha em torno de Sua cintura na Festa da Páscoa. Ele lavou os pés dos Seus discípulos explicando: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13:15-17).
Em outro momento, Jesus disse a Seus seguidores: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:45). Mesmo como Deus encarnado Ele estava disposto a servir humildemente aos outros.
As duas últimas décadas em que tenho buscado servir a Deus e aos outros me ensinou uma verdade notável. O Senhor Se agrada de nossa atitude de servo e vai nos abençoar mais do que poderíamos imaginar. Certamente, mais do que merecemos. Entretanto, alerto contra o fazer disso uma estratégia para obter sucesso ou ser reconhecido por aquilo que fazemos. A maior parte do que fazemos pelos outros pode nem ser notada. O que importa é confiar que nossas ações agradem a Deus e propiciar ajuda oportuna para outros em tempos de necessidade.
O nosso foco nos negócios geralmente se concentra em nossa habilidade, mas quando nos comprometemos em servir aos outros, o foco de Deus está em nossa disponibilidade. Você está disposto a fazer-se disponível para o que quer que seja ou quem quer que seja que Deus coloque em seu caminho?
Esteja preparado. Algumas das circunstâncias que você enfrenta podem não ser aquelas que você tem em mente. Precisamos estar alertas para qualquer oportunidade de servir, sabendo que se deixarmos de fazê-lo, também deixaremos de usufruir de maravilhosas bênçãos. Servindo aos outros, também estamos servindo ao nosso Senhor. Deveríamos apreciar o fato de providencialmente estarmos Aqui para servir!
Próxima semana tem mais!
Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Pense em alguém que tenha servido você de maneira especial. Como foi essa experiência para você e como você reagiu a ela?
2. É fácil para você adotar a atitude de servo para com os outros? Quais fatores ou obstáculos tornam isso difícil?
3. O que os exemplos mostrados por Jesus Cristo dizem a você sobre a atitude de Deus em relação a servir aos outros?
4. Você acha que a atitude de servo – ou a liderança de servo – é comum ou rara no mercado de trabalho atual? Explique sua resposta.
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 22:20-21; Mateus 20:25-28; Gálatas 5:13-15; Efésios 6:7-8; I Pedro 4:7-10.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL