Maná da Segunda

Maná da Segunda - Estratégias Não Convencionais



Por Rick Boxx

Nos idos de 1880, o empresário Henry Crowell comprou um moinho de aveia para produzir ração para cavalos. Embora ele tivesse grandes expectativas quando iniciou, seu negócio passava por dificuldades e ele resolveu buscar a Deus em oração, esperando encontrar solução criativa que pusesse fim aos seus infortúnios. Ele já havia esgotado seu estoque de ideias para expandir seu negócio.

Em resposta, Deus levou Henry a envolver-se com um conceito que poucas pessoas poderiam sequer imaginar. Ele mudou o “mercado” para o seu produto, e passou a vender aveia para consumo humano, como cereal para o café da manhã. Era uma estratégia pouco convencional, já que aveia era tradicionalmente vendida em barricas infestadas de insetos como comida para cavalos. Nenhum ser humano sensato desejaria comprar aveia infestada de insetos!

Vender aveia para consumo humano parecia uma tolice, na melhor das hipóteses, uma loucura na pior delas. Os críticos de Crowell estavam dando boas gargalhadas às suas custas. Entretanto, novamente em resposta a suas orações, Deus lhe deu outra ideia: ele projetou uma caixa de papelão que deveria ser cheia com flocos de aveia e colocada na prateleira das mercearias. As caixas deveriam ser seladas, ficando impenetráveis para os insetos que quisessem fazer da aveia seu alimento.

Atualmente, o empreendimento de Crowell destaca-se no mundo varejista de alimentos, amplamente conhecido como Aveia Quaker. A companhia hoje vende não apenas aveia ou farinha de aveia, mas uma variedade de cereais e produtos alimentícios. Tudo porque ele não foi capaz de vender grandes quantidades de aveia como ração para cavalos!

Frequentemente tentamos enfrentar sozinhos os desafios de nossos empreendimentos, determinados a depender de nossa própria criatividade e engenhosidade. Isso, a Bíblia nos diz, é realmente tolice, quando podemos recorrer à sabedoria e recursos do Deus Criador. Provérbios 16.9 afirma: “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” Colocando de outra maneira, muitas vezes nos pegamos a pensar: “Eu sei o que tenho que fazer; eu já entendi.” Enquanto isso, Deus fica esperando que perguntemos a Ele, para que possa nos responder: “Eu tenho uma ideia muito melhor”. Vejamos mais da sabedoria das Escrituras:

Não insista em resolver todas as coisas. Às vezes, em nosso orgulho, arrogância e teimosia, sentimos que devemos entender exatamente o que devemos fazer e por quê. Deus, porém, tem uma perspectiva diferente: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6).

Submeta seu trabalho a Deus e confie que Ele guiará você. Quando somos tentados a “compartimentar” nossa fé, restringindo-a a ambientes espirituais como o culto ou a leituras devocionais privadas, devemos nos lembrar que Deus quer estar envolvido em todas as áreas da nossa vida, inclusive no trabalho que fazemos. “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele e Ele agirá; Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente” (Salmos 37.3-6).

Moral da história: Se você precisa de novas ideias ou de uma estratégia não convencional para seu negócio ou trabalho, ore, ouça e deixe Deus guiar seus passos.

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

Questões Para Reflexão ou Discussão

1.Você já tinha ouvido falar de Henry Crowell e seu negócio de aveia? Você considera a mudança de foco, de cavalos para pessoas, uma estratégia não convencional? Por quê?

2. Você já viu a adoção de uma estratégia não convencional para reavivar um negócio fracassado ou para resolver um importante dilema empresarial?

3. Como você colocaria em outras palavras Provérbios 16.9? Como poderia aplicar esse ensinamento às circunstâncias de seu trabalho?

4. Quando buscamos tomar importantes decisões, especialmente quando o tempo é um fator a considerar, por que é tão difícil “confiar no Senhor”, como Salmos 37 nos instrui fazer?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Jeremias 29.11-13; Efésios 2:10; Colossenses 3.17; 23-24; 2Timóteo 3.16-17.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 


Veja mais Maná da Segunda