Por Robert J. Tamasy
Há muita discussão nos dias de hoje sobre quem nós somos e porque fazemos o que fazemos. Alguns fatores não podemos controlar e foram determinados até mesmo antes de nascermos. Por exemplo, se você cresceu e veio a ser uma pessoa de grande estatura – talvez acima de 1,80 m, jamais será capaz de competir como jóquei numa corrida de cavalos. Por outro lado, se seus pais são de baixa estatura e os seus familiares também não são altos, não faria sentido algum você querer ser o central de uma equipe de basquetebol.
Circunstâncias podem afetar nossa vida, como influências familiares; grau de riqueza (ou falta dela); saúde e viabilidade de boas escolas definitivamente contribuem para o nosso desenvolvimento pessoal. Até mesmo eventos aparentemente aleatórios como “estar no lugar certo no tempo certo” – ou estar no lugar errado na hora errada. Mas será que estamos destinados a ficar limitados pelas circunstâncias?
O escritor e consultor em liderança, Tim Kight, sugere que não. Ele fornece essa perspectiva simples e direta: “Você é moldado por sua genética. Você é influenciado pelas circunstâncias que o rodeiam. Você é definido por suas escolhas.”
Há grande perigo em focar em coisas como genética e circunstâncias – coisas que ocorreram no passado. Elas não podem ser mudadas e sempre estarão fora do nosso controle. Entretanto, podemos controlar nossas escolhas – a forma como reagimos a essas circunstâncias. Vemos a evidência disso de diversas maneiras: pessoas que cresceram em lares desfavorecidos: uma tornando-se viciada em drogas ou envolvida em comportamentos criminosos, enquanto a outra resolve fazer o que for necessário para superar isso e tornar-se um médico, empresário ou professor.
Mesmo que não possamos modificar nossa genética ou desfazer as circunstâncias adversas do passado, ainda podemos afetar grandemente nossa vida através das escolhas que fazemos e das decisões que tomamos. A Bíblia tem muito a dizer sobre isso:
A que você vai dedicar sua vida? Nós podemos direcionar nossa vida para alcançar muitas coisas, muitos “deuses” a quem podemos servir e dedicar a maior parte do nosso tempo e energia. Aquilo que decidimos buscar faz uma diferença incrível em como será a nossa vida. “...escolham hoje a quem irão servir... Mas, eu e minha família serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15).
Como você vai definir “sucesso”? Existem muitas maneiras de medir o sucesso pessoal: dinheiro, posses materiais, progressos na carreira, status e influência na comunidade. Alguns têm valor maior e mais duradouro do que outros. Aquilo que escolhermos vai guiar o curso da nossa vida. “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração... Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” (Mateus 6:19-21, 24).
Ao que você vai dar maior valor? Nós temos muitas opções quando se trata de escolher prioridades, metas e objetivos. Essas escolhas irão determinar em grande parte o valor total de nossa vida. “Prefiram a Minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.” (Provérbios 8:10-11).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão1. Quais são os fatores inerentes, genéticos, que influenciaram sua vida?
2. Que circunstâncias em sua vida, no passado e no presente, contribuíram positiva ou negativamente para o lugar em que você está hoje? Explique o impacto que exerceram sobre você.
3. Você concorda com a afirmação que diz sermos definidos por nossas escolhas e não pelos fatores genéticos com que nascemos ou as circunstâncias que atravessamos? Por quê?
4. Qual sua resposta para as perguntas:
- A que você vai dedicar sua vida?
- Como você vai definir “sucesso”?
- Ao que você vai dar maior valor?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 3:5-6; 14:8; 17:24; 27:20; 28:14; Mateus 6:25-34; Lucas 16:10-15.