Maná da Segunda

Mana da Segunda - Gerentes que Inspiram Pessoas



Por Robert J. Tamasy

Gallup, a prestigiada companhia de análise e consultoria fundada há mais de 80 anos, publicou um livro intitulado “It’s the Manager” (É o Gerente).  De acordo com um artigo sobre o livro no Wall Street Journal, a pesquisa da Gallup fez “a descoberta mais profundamente distintiva e esclarecedora” de seus 80 anos de história.  

O estudo da organização Gallup revelou que os gerentes não apenas influenciam os resultados que suas equipes alcançam, mas também são responsáveis por 70% da variação nos níveis de produtividade das pessoas que gerenciam.  Devido a esse resultado, a Gallup passou a aconselhar as companhias a procurarem por gerentes que contagiem suas equipes com um senso de propósito - indivíduos que operem mais como uma espécie de treinadores.  

Uma das conclusões do estudo foi que gerentes podem ajudar a preencher a lacuna entre trabalhadores comprometidos e não comprometidos. Vemos essa verdade refletida na descrição bíblica de Davi, o rei israelita, um líder hábil que sabia como fazer com que os outros se engajassem em sua causa. Em Salmos 78:72, lemos: “E de coração íntegro Davi os pastoreou; com mãos experientes os conduziu.” Se você quer que seu negócio prospere contrate gerentes peritos em fazer com que os outros se engajem em sua causa.  

It’s the Manager também identificou outro fator fundamental para a contratação do gerente certo. Eles precisam compreender por que é tão importante para os trabalhadores estarem comprometidos com o trabalho que desempenham e não apenas aparecerem para cumprir seus horários. Os pesquisadores da Gallup observaram que nas décadas antecedentes trabalhadores citavam suas famílias, o terem filhos, comprarem uma casa e viverem em paz, como prioridades maiores do que terem um bom trabalho. Porém, na virada do século XXI, essa tendência mudou. Os entrevistados disseram que um trabalho gratificante estava em primeiro lugar.  

O nível de comprometimento dos trabalhadores declina dramaticamente se eles sentem que seu trabalho não é gratificante. Bons gerentes aprenderam como inspirar os não inspirados. O livro de Provérbios no Antigo Testamento apresenta uma ideia interessante e esclarecedora sobre isso: “Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.” (Provérbios 20:5).  

Para que os negócios prosperem no futuro será necessário que sejam identificados gerentes com discernimento, capazes de “contaminar” suas equipes com um senso de propósito que as pessoas achem gratificante.  

Para maximizar tanto a produtividade quanto o ânimo das pessoas, há ainda um passo a mais para manter os trabalhadores engajados. O gerente realmente eficiente tem a habilidade de inspirar sua equipe a se tornar ainda mais comprometida e aumentar o nível de comprometimento de toda a organização.  

A pesquisa Gallup determinou que somente cerca de um terço dos empregados estão fortemente comprometidos nos Estados Unidos, onde o estudo foi conduzido.  Contudo, eles descobriram que em empresas bem-sucedidas, o engajamento geralmente está em torno de 68% de toda a organização.  

Isso é importante, eles ressaltam, porque sua pesquisa também descobriu que as 10 empresas com maiores níveis de engajamento de seus empregados informaram ganhos de 26% no último período de recessão, enquanto seus concorrentes com níveis inferiores de engajamento de seus empregados experimentaram uma queda de 14% em seus lucros. Pessoas de qualidade, aquelas que inspiram suas equipes rumo a novos níveis de excelência e desempenho, devem ser valorizadas – e é preciso buscar por elas. “Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto.” (Êxodo 18:21). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você compara um trabalhador comprometido com seu trabalho com outro que não está comprometido? 

2. E quanto à sua situação profissional, o quanto você está comprometido com as responsabilidades que lhe são atribuídas? Você inicia seu dia com entusiasmo e zelo ou se vê distraído, contemplando a “grama mais verde” do outro lado da cerca?

3. Que medidas um administrador pode adotar para aumentar o nível de engajamento das pessoas que estão sob sua supervisão?  Descreva um administrador inspirador no seu trato com outras pessoas.

4. Do ponto de vista da fé, por que é importante para um gerente que é seguidor de Jesus Cristo dar alta prioridade a manter as pessoas da equipe engajadas e se sentindo recompensadas por seu trabalho?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:30;  22:4; 27:23;  28:2;  Mateus 22:37-40;  Gálatas 5:13-14;  Filipenses 2:3-4.   


Veja mais Maná da Segunda