Maná da Segunda

Maná da Segunda - Gratidão Mesmo na Adversidade



Por Robert J. Tamasy

Novamente entramos no momento do ano em que em alguns países acontece a observância de um dia de graças especial. Embora não seja necessário um feriado oficial para ser grato, às vezes precisamos de um lembrete. Especialmente durante um ano como o que todos nós estamos vivenciando, com adversidades surgindo de diversas formas. Sem dúvida, algumas pessoas estão se perguntando: “Dar graças? Pelo quê?”

É inegável, a pandemia global do coronavírus afetou cada um de nós de maneiras diferentes. Alguns sofreram pessoalmente com o vírus, outros perderam seus entes queridos. Virtualmente todo o mundo sentiu o impacto econômico da paralisação obrigatória, seja por meio de empregos perdidos, seja pela diminuição de lucros e rendimentos. 

Como resultado, podemos nos ver desafiados, no momento destinado a dar graças, a nos sentirmos gratos. E contudo, lembro-me de meu amigo Albert, cuja vida tem sido marcada por uma forma de adversidade após outra. Criança que cresceu na Holanda, durante a II Guerra Mundial; enfermidades e doenças; depois, os muitos desafios que teve que vencer como empresário.  

Alguns reagem a reveses severos como estes levantando o punho para Deus. Albert, porém, olha para trás para sua vida com gratidão genuína. Ele até mesmo escreveu um livreto intitulado “Saying ‘Thank You’ When You Don’t Feel Thankful” (Dizer ‘Obrigado’ Quando Você Não se Sente Agradecido”. Nele Albert relata não apenas as adversidades que ele e sua família passaram, mas também as diversas maneiras em que o Senhor usou tais dificuldades para transformar sua vida, apresentando oportunidades que ele sequer teria imaginado e o enchendo de alegria e um profundo senso de realização.  

Qual é o segredo? Anos atrás, outro amigo frequentemente observava: “Quando tudo já tiver sido feito e dito, somente duas coisas permanecerão: a Palavra de Deus e as pessoas.” Nós temos as permanentes e atemporais verdades que Deus nos deu por meio das Escrituras. E existem as vidas que tocamos durante nossos dias sobre a terra, pessoas que podemos impactar por toda a eternidade. Se mantivermos isso como nosso foco, podemos ser gratos apesar das circunstâncias com que nos deparamos, sejam elas boas ou ruins.  

Abreviadamente, aqui estão alguns princípios da Bíblia sobre gratidão:  

Gratidão é contínua.  Nós não precisamos fazer uma pausa em nossas atividades ou separar momentos especiais para expressar gratidão. Esta deve ser uma atitude de coração contínua. “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (I Tessalonicenses 5:16-18).  

Gratidão é esperançosa.  Mesmo em meio à adversidade, confiar em Deus nos capacita a crer tendo a certeza que Ele vai usar nossas circunstâncias para o Seu propósito e para o nosso bem. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito.” (Romanos 8:28). “Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Efésios 5:20).  

Gratidão é devolver a Deus.  Dar graças ao Senhor significa reconhecer tudo o quanto Ele fez por nós, sabendo que embora não mereçamos o Seu amor, graça e misericórdia, Ele os tem dado graciosamente para nós – além das bênçãos materiais desta vida. “Vamos à presença dEle com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.” (Salmos 95:2). “Entrem por Suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; deem-Lhe graças e bendigam o Seu nome.” (Salmos 100:4).  

 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. O que lhe vem à mente ao ouvir a palavra “gratidão”? É fácil para você expressar gratidão aos outros – mesmo para Deus? Explique sua resposta.

2. Se você fosse avaliar seu nível de gratidão neste momento, de 1 (baixo) a 10 (alto) que número você se atribuiria? Por quê?

3. Cite duas ou três coisas pelas quais você é grato, mesmo tendo passado por tempos bem difíceis durante este ano.

4. Você acredita fielmente na bíblica promessa de que Deus trabalha em todas as coisas para o bem daqueles que O amam? Como você explicaria isso com suas próprias palavras?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 50:14-15;  100:1-5;  107:1-9, 19-22;  Filipenses 4:6;  Colossenses 4:2;  I Timóteo 4:4-5.  

 

 


Veja mais Maná da Segunda