Maná da Segunda

Maná da Segunda: Honestidade - desafio diário infindável



Por Howard Dayton



Todos nós tomamos decisões, diariamente, sobre como lidar com dinheiro de forma honesta em nossos negócios ou em nossa vida pessoal. Por exemplo: Você costuma falar para o caixa da loja quando ele lhe dá troco a mais? Já quis vender alguma coisa e ficou tentado a não falar a verdade sobre o objeto, porque poderia por em risco a transação? Você paga ao Governo todos os impostos a que está obrigado por lei? Você fala para seus clientes a verdade sobre seus concorrentes, mesmo que o resultado seja a perda do negócio?



O que torna estas decisões tão difíceis, é o fato de todos, à nossa volta, parecerem agir de forma desonesta. Você talvez fique surpreso em saber que há centenas de declarações na Bíblia, que nos comunicam o desejo de Deus para que sejamos completamente honestos. Provérbios 20.23 diz: “O SENHOR detesta toda a trapaça e desonestidade.” Levítico 19.11 afirma: “Não furtem. Não mintam. Não enganem uns aos outros.” Provérbios 6.16-17 nos lembra: “...O SENHOR odeia... a língua mentirosa.”



Estabeleça o padrão. É importante que os líderes sejam honestos, porque influenciam os subordinados. Eles estabelecem o padrão. O dono de uma transportadora, por exemplo, começou a

usar botas de vaqueiro para trabalhar. Em seis meses, todos os homens de sua empresa trabalhavam de botas. Quando ele voltou a usar sapatos convencionais, passados seis meses, todos os funcionários estavam usando os mesmos sapatos. De modo semelhante, o líder desonesto produz seguidores desonestos. “Para o governante que dá ouvidos a mentiras, todos os seus oficiais são ímpios” (Provérbios 29.12). O líder de uma empresa deve dar exemplo de honestidade, antes que os que estão sob sua autoridade ajam da mesma maneira.



Evite transigir. Perguntou-se ao presidente de uma grande construtora multinacional, porque sua empresa não atuava em países em que o suborno era prática aceita. Ele respondeu: “Nunca construímos nesses países, não importa o quanto o projeto seja lucrativo, porque não podemos nos permitir a isso. Se meus empregados souberem que agimos com desonestidade, acabarão se tornando ladrões e sua desonestidade nos custará mais caro, do que o que poderíamos ganhar em qualquer projeto.”



Mantenha-se acima de qualquer censura. Durante um esforço para reduzir despesas, uma empresa descobriu que os empregados estavam fazendo ligações de longa distância no trabalho, deixando os débitos por conta da empresa. O presidente inadvertidamente havia estimulado esse comportamento. Raciocinando que, por ter feito a serviço, o mesmo número de ligações de longa distância do telefone de sua casa, poderia fazer, igualmente, ligações pessoais de longa distância, pelo telefone da empresa, e assim, não seriam necessários nem prestação de contas, nem reembolsos. Os funcionários, entretanto, sabiam apenas das ligações que foram feitas no escritório. Concluíram que, se aquela prática era aceitável para o chefe, valia para todos. O líder deve afastar-se “...de toda forma de mal” (I Tessalonicenses 5.22), porque suas ações influenciam outras pessoas.



Preste contas. Como pode um líder manter um padrão de absoluta honestidade? Prestando contas a outros. É necessário estabelecer um sistema de controle mútuo, que não usurpe a autoridade do líder, mas forneça uma estrutura que assegure que ele preste contas de suas ações.



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Howard Dayton é o CEO de Crown Financial Ministries, o maior ministério mundial a ensinar os princípios de Deus sobre finanças.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsfortes@globo.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda