Por Robert J. Tamasy
Aparentemente todo mundo quer saber o segredo do sucesso. Eu me lembro de quando era um jovem jornalista, de olhar em torno e ver pessoas que eu admirava, indivíduos que já estavam imprimindo sua marca no mundo. “Quero ser como eles!”, eu pensava. “Como faço para chegar onde eles estão?”
Infelizmente, não existe um segredo único e universal para o sucesso. Livrarias e bibliotecas estão lotadas de cópias de livros de escritores que reivindicam conhecer o segredo. Se consultarmos um site online que venda livros no varejo, e fizermos uma busca com a palavra “sucesso”, vamos encontrar inúmeras escolhas de livros escritos por pessoas que nos dirão com grande convicção como elas alcançaram o sucesso.
Existem inúmeros slogans, filosofias e estratégias para tornar-se bem-sucedido, mas às vezes é útil ter consciência de que ainda não existe uma fórmula mágica que sirva para todos. Para a maioria das pessoas, o sucesso requer uns poucos ingredientes bastante simples, coisas que não exigem um conjunto de habilidades muito específico.
Geralmente, não dou muita importância ao que atores e outros indivíduos da área de entretenimento têm a dizer, mesmo os mais ricos e famosos. Isso porque suas carreiras consistem em fingir ser pessoas que não são, vivendo em mundos que não existem. Sendo assim, como eles poderiam ser experts em realidade? Entretanto, recentemente me deparei com a citação de um ator que sugeria um caminho para o sucesso testado pelo tempo e que fazia tanto sentido que não pude ignorá-lo.
Dwayne “The Rock” Johnson, um ator que tem aparecido em muitos filmes que fizeram sucesso comercialmente, disse: “Seja humilde. Seja faminto. E sempre seja o mais diligente de todos.” Aquilo encontrou ressonância em mim e, suspeito, também chamou a atenção de outros. Ele não disse que temos que ser a pessoa mais inteligente, ou aquele com mais status ou com o currículo mais impressionante. Johnson simplesmente disse que precisamos ser humildes, famintos e desejarmos trabalhar mais arduamente do que todos. Isso é exatamente o que a Bíblia ensina no livro de Provérbios:
A humildade pode ser uma qualidade bem atraente. Em um mundo em que as pessoas procuram chamar a atenção para si mesmas, há algo de revigorante em pessoas que trabalham quietamente, eficientemente e com excelência, sem transbordar em vaidade. “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” (Provérbios 18:12). “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.” (Provérbios 22:4).
A fome pode ser um excelente motivador. A complacência e a presunção podem impossibilitar um alto desempenho, mas a fome - seja ela de pagar as contas, conquistar um cliente, fechar uma venda ou atingir uma meta – pode inspirar o melhor trabalho. “O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona.” (Provérbios 16:26). “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo.” (Provérbios 12:11).
A diligência, com excelência, será notada. O que você preferiria ver: Alguém tentando tudo o que é possível para ser notado, ou alguém cujo trabalho é de tão alta qualidade que fala por si mesmo? A diligência e excelência de uma pessoa servem como referências notáveis de seu caráter. “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.” (Provérbios 10:4). “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22:29).
Se é sucesso que você busca, cultive a humildade, permaneça faminto e nunca deixe de trabalhar com diligência.
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Antes de ler este Maná, o que você responderia se alguém lhe perguntasse qual o segredo do sucesso? Ter lido este texto deu a você uma nova perspectiva sobre isso?
2. Como uma pessoa cultiva a verdadeira humildade?
3. Que bem a fome pode fazer na busca de uma pessoa pelo sucesso? Em sua opinião, como seria isso?
4. Por que ser conhecido como um trabalhador diligente é citado como um ingrediente importante para alcançar algum nível de sucesso? Que devemos fazer se pessoas que não trabalham com a mesma diligência que nós estão recebendo reconhecimento e promoções?
Nota.: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Provérbios 10:5; 11:2; 12:24; 13:4; 1310; 16:18; 18:9; 25:6-7; 27:2.