Maná da Segunda

Maná da Segunda - Identificar e Satisfazer as Necessidades do Seu Time



Por Rick Boxx

Stephen Phelan, alto executivo de uma importante corporação da área de hipotecas, falava em uma conferência sobre a abordagem de sua companhia relativamente ao cuidado com os membros de sua equipe. Depois de explorar as necessidades de seus companheiros de time, a companhia concluiu que todos tinham três necessidades comuns, na esfera do ambiente de trabalho. Ele disse que todos precisavam de: 1) amigos no trabalho; 2) amigos durante uma crise, e 3) propósito em seu trabalho.  

Começando pela primeira necessidade, diversos estudos mostraram que muito poucas pessoas possuem vários amigos genuínos. (“Amigos” na mídia social não contam). A melhor oportunidade para desenvolver amizades geralmente se dá no nosso ambiente de trabalho. Reconhecendo isso, a companhia de Phelan estabeleceu um programa de mentorado único, que encorajava os funcionários a estabelecer e cultivar amizades no trabalho. 

Como seria esse tipo de amizade, que iria além dos conhecidos casuais ou das associações necessárias desenvolvidas como membros de uma equipe de trabalho? O Antigo Testamento da Bíblia oferece este discernimento muito útil: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Provérbios 17:17). Claramente, isto requer mais do que simplesmente ser o vizinho que ocupa o cubículo de escritório ao lado.  

Falando acerca da segunda necessidade – ter amigos durante uma crise – Phelan observou que os empregadores têm a oportunidade ideal para demonstrar que são amigos que se preocupam quando seus empregados passam por crises familiares, financeiras ou de saúde. É aí que suas palavras podem se transformar em ação.  

Um amigo meu teve um de seus empregados no México sequestrado por um cartel de drogas. Isso obviamente era uma crise de muitas formas. A equipe de meu amigo encontrou maneiras de dar suporte à família do funcionário e ainda trabalhou junto ao governo e às autoridades legais para trazer o empregado de volta em segurança.  

Outro versículo bíblico que se aplica a esse tipo de circunstâncias ensina: “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” (Provérbios 18:24). Empregadores deveriam buscar por abordagens proativas a fim de serem amigos chegados de seus empregados durante as crises em suas mais diversas formas.  

A terceira necessidade que Phelan citou – explorar maneiras de ajudar cada empregado a encontrar propósito em seu trabalho – oferece uma perspectiva diferente. Anos atrás, eu estava ensinando durante uma conferência sobre como encontrar propósito no trabalho quando a funcionária de uma casa de repouso aproximou-se. Ela já havia passado pela condição de não ter uma casa anteriormente, sendo assim, ser capaz de prover para suas necessidades físicas mais básicas – teto, comida e roupas – era sua prioridade.  

Compreensivelmente, ela via seu trabalho simplesmente como um meio de receber seu salário. Entretanto, aprender que o trabalho pode ter um propósito maior do que ganhar o sustento, foi uma ideia revolucionária para ela. Quando aquela mulher descobriu o propósito maior de Deus para o trabalho dela, ela passou a orar e se preocupar com os pacientes de uma maneira mais profunda, descobrindo significado ainda maior para suas responsabilidades diárias.  

Para mim, aquilo foi um excelente exemplo do que Romanos 8:28, no Novo Testamento, nos ensina: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito.” As experiências daquela mulher como alguém sem teto a equipou para obter uma compreensão e compaixão únicas, inspirando-a a se tornar alguém capaz de enxergar o valor de seu trabalho de uma forma diferente. Quando podemos ajudar empregados a viver seu propósito, estamos não apenas satisfazendo uma necessidade profundamente sentida, mas também desenvolvendo-os e levando-os a ser membros de equipe mais leais.  

  Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você define um amigo verdadeiro? Quantos desses amigos você tem pessoalmente? 

2. E quanto a amizades no trabalho? Trata-se apenas de relacionamentos superficiais ou você as considera amizades genuínas que transcendem as responsabilidades de trabalho? Explique sua resposta. 

3. Sua companhia mostra interesse e cuidado sinceros por seus empregados, que vão além de suas agendas diárias de trabalho? Caso contrário, em sua opinião qual seria o impacto de focar nas necessidades dos funcionários, especialmente em momentos de crises? 

4. Você encontrou senso de propósito em seu trabalho? Por que e como você pensa que isso pode fazer a diferença na atitude e na forma como alguém encara seu trabalho? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema sugerimos: Provérbios 27:10; Mateus 7:12; João 15:13-17; Colossenses 3:17, 23-24; Efésios 6:7-8.  

Desafio Para Semana

Durante a próxima semana, esteja atento às pessoas que o rodeiam. Haverá alguém que esteja precisando de um amigo – uma pessoa que tenha uma preocupação genuína para com ele? Se descobrir alguém assim, considere e ore sobre como você poderia oferecer amizade e expô-lo ao amor de Jesus Cristo.  

E quanto a você? Quem você poderia citar como amigo genuíno – pessoas que você conhece além das associações de trabalho – pessoas com quem pode contar quando necessário e que podem contar com você? Às vezes, é preciso ser um amigo para fazer um amigo.   

 


Veja mais Maná da Segunda