Maná da Segunda

Maná da Segunda - Impaciente na Sala de Espera



Por Robert J. Tamasy

Você gosta de esperar? Se gostar, é um indivíduo raro. A maioria de nós acha a espera uma grande fonte de aborrecimento, frustração, até mesmo de medo. Não gostamos de esperar que a cor do semáforo mude ou de ficarmos presos no trânsito. Quando os objetivos são postergados, sentimo-nos desanimados, perguntando como poderíamos acelerar o processo. Sentarmo-nos numa sala de espera para ver um médico ou dentista testa os limites da nossa paciência. 

Recentemente enfrentei um procedimento médico significativo. Cheguei ao hospital antes das 8h30, conforme as instruções e fui informado que começaria às 10h30.  Mas 10h30 chegou — e passou — e minha esposa e eu ficamos esperando...  Finalmente, a equipe médica veio e o procedimento começou às 12h30! 

Esperar é igualmente desagradável no contexto do ambiente de trabalho. Às vezes, precisamos esperar por alguém antes de seguir adiante com nossa parte de um projeto. Precisamos discutir uma questão importante com nosso líder, mas ele não pode nos ver senão ao final do dia. Esperar por um emprego muito desejado pode ser uma agonia.

Para os seguidores de Jesus Cristo, a espera faz parte do plano de Deus para desenvolver nosso caráter e ajudar-nos a crescer na fé. Às vezes, a única resposta para nossa ardente oração é: “Espere!” Alguns têm se referido a esses períodos como a “sala de espera de Deus”.  

Temos exemplos na Bíblia de pessoas que Deus exigiu que esperassem, embora Ele tivesse planos especiais para elas. Abraão e sua esposa, Sara, esperaram muitos anos pelo filho que Deus lhes tinha prometido. Ele escolheu Moisés para guiar os israelitas para fora do Egito, mas ele teve que esperar muitos anos no exílio antes que o tempo chegasse. O povo de Israel teve que “esperar” quarenta anos no deserto antes de entrar na Terra Prometida.

Cedo ou tarde, todos nos encontramos na sala de espera de Deus.  O que devemos saber sobre esperar e o que devemos fazer durante esses tempos inevitáveis?  As Escrituras oferecem entendimento de grande auxílio: 

Confiar no Único em quem devemos esperar. Quando as coisas ficam paralisadas em nossa vida ou carreira, tentamos fazer o que for possível para colocá-las em movimento novamente. Às vezes, porém, Deus quer que nós simplesmente esperemos e confiemos de que Ele está no controle: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus” (Salmos 46:10). 

Fazer tudo o que pudermos, e então, se necessário, esperar. Estar “na sala de espera de Deus” não significa necessariamente não fazer nada. Significa, sim, que quando tivermos feito tudo o que precisava ser feito, devemos esperar que Deus realize o restante. “Confie no Senhor e faça o bem; deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie Nele e Ele agirá; Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia, que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência” (Salmo 37:3-7,34). 

Quando Deus apertar o botão “pausa” em sua vida, use sua fé. Quando somos forçados a esperar, podemos desanimar e até mesmo pensar se Deus Se esqueceu de nós e do que precisamos. Essa é uma oportunidade para fortalecer nossa fé Nele e ver o que Ele fará, geralmente mais do que tínhamos imaginado. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5-6). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

Questões Para Reflexão ou Discussão   

1. Como você reage normalmente quando tem que esperar? Em quais circunstâncias você acha que esperar é mais difícil?

2. Há algo neste exato momento que exige que você espere? Como você está reagindo ao ficar na “sala de espera de Deus”?

3. Por que você acha que Deus quer que esperemos, ao invés de responder nossas orações imediatamente? Já lhe aconteceu que o ter que esperar se revele parte da resposta ao seu pedido? 

4. Como você aconselharia alguém que está na sala de espera de Deus, aguardando ansiosamente pela solução de um problema e sem ver nenhuma resposta se aproximando?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmo 27:14; 130:5-6; Isaías 26:3; 41:10; Jeremias 29:11-13; 33:3; Filipenses 4:6-7.   


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Veja mais Maná da Segunda